Começamos o segundo semestre e este deve ser agitado ou agitar todas as cidades brasileiras, visto termos eleição municipal para eleger vereadores e prefeito. Aqui em Navegantes, será como o povo aprovar ou não a gestão do prefeito Liba, que deverá ser o candidato a prefeito, apesar de ele negar no momento, dizendo que o momento ainda é de trabalho e somente depois na ocasião própria das convenções estará como pré-candidato.
Prontos…
Os partidos que deverão disputar o pleito em outubro estão se movimentando e se articulando. Partidos como o MDB e seus aliados já estão organizados e prontos para começar a campanha assim que o TSE/TRE liberar, conforme a lei. Do lado governista, também está tudo pronto ficando apenas uma decisão do PL que pelo meu ver, ainda não entrou em total acordo internamente.
Avaliar mandato
O prefeito Liba, que já considero como o pré-candidato e único pela sigla do PSD a disputar a convenção, tem ao seu lado a máquina pública e também diversos partidos que o apóiam, devendo fazer uma maioria no legislativo municipal. Lembrando que Navegantes está com várias obras em andamento e também já tem no currículo de muito trabalho durante o seu mandato. Nestes casos de reeleição, vejo que é a população aprovar ou não seu mandato atual.
Penha: Julho Amarelo
Nossa vizinha cidade de PENHA está com o Julho Amarelo: Saúde ofertas testes rápidos de hepatites virais por demanda livre com atendimento das sete as dezessete horas na Policlinica Municipal e seguirá até o final de Julho, por demanda livre, sem necessidade de agendamento. A Secretária de Saúde, Barbara Juma Lugogo, reforça a mensagem do diagnóstico precoce através dos testes rápidos. “Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura e controle. Durante o mês de julho esse atendimento será diário, mas ao longo de todo o ano os testes são ofertados gratuitamente no município”, finaliza.
Curso culinária APAE Penha
Em PENHA os alunos da APAE participam de cursos na Escola de Arte Culinária Laci dos Santos Leite. A escola oferece estrutura completa da cozinha, incluindo todos os alimentos para as aulas práticas. “Os cursos qualificam nossos alunos, os apresentam conhecimento técnico, não só para o lazer, mas acima de tudo para incentivá-los a empreender, a abrir novos restaurantes. Promovemos socialização, incentivando a troca de experiências e o trabalho em equipe”, pontua a Secretária da pasta, Camila Luchtenberg.
Parque Municipal Ponta da Vigia
Prefeitura de Penha promove 2ª Oficina de Planejamento participativo sobre o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Ponta da Vigia. Oficina será no dia 11 de julho, a partir das 19h, no salão paroquial da Capela São João Batista, no bairro Armação. O Parque Natural Municipal Ponta da Vigia foi criado em 03 de novembro de 2020 com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais e a beleza cênica existente, possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza, de turismo ecológico e de pesquisas científicas.
Parque Natural Pedreiras em Navegantes
Cidade de Navegantes terá Primeiro parque natural ainda em 2024. Matéria foi ao ar pela NDTV regional de Itajaí em 26/06. A cidade catarinense está prestes a inaugurar seu primeiro parque natural, um espaço dedicado ao lazer, à aventura e à preservação ambiental. O parque contará com diversas atrações para todos os gostos. Está localizado no Bairro Pedreiras e a entrada será pela grupa de N. Sra. Guadalupe e haverá deverá ter uma estrutura no local porque o caminho é acidentado, inclusive com corrimão. A nova atração contará com um mirante que já está em fase de construção para visualizar a orla de Navegantes, com uma luneta no local. Para oferecer segurança, haverá câmeras no local. Segundo o superintendente IAN – Marcos Zaleski de Matos haverá um totem sobre a flora e fauna, um convênio com o herbário da Univali.
Começou a independência?
Algo sempre muito aguardado é a independência de Navegantes e desde 2023 Navegantes tem a ETA (Estação Tratamento de Água) para atender Gravatá e Meia Praia. A estação capta a água proveniente de duas lagoas, parte do volume vai para o reservatório e, de lá, é bombeado, enquanto outra parte já abastece o sistema diretamente. Todo o processo executado pela estação envolve, além da captação da água, o tratamento químico, a decantação e a filtragem, transformando todo o volume captado em água potável.Já é um começo para “vida própria”.
VEREADORA PREMIADA
A vereadora Sol Dapper (PSD) recebeu na última semana, pelo segundo ano consecutivo, a medalha “Evidência Nacional – Causa Animal”, premiação concedida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) aos legisladores que são destaques em suas cidades, em diferentes bandeiras. Apesar de ser ativista da causa animal e com isso ter auxiliado o município a ser hoje referência no bem estar animal, em seu mandato, Sol se destacou também em outras áreas. Recentemente, recebeu outra premiação, por seu trabalho em prol de políticas públicas voltadas às mulheres. Além disso, muito ela tem contribuído com emendas destinadas à saúde do município e seu alinhamento com o prefeito Liba também dá respaldo para conseguir as melhorias trazidas pelos munícipes até ela. Com isso, Sol tem mostrado engajamento em diversas demandas de Navegantes.
Voluntários e Simpatizantes
Devido a Lei eleitoral, os pré-candidatos para a eleição municipal deste ano, a partir de sábado deverão ter o máximo cuidado para não fazer campanha eleitoral antecipada para não gerar penalidades. Sobre este assunto, a vereadora Sol Dapper (PSD) solicita que todos os voluntários e simpatizantes da causa animal que guardem o material das redes sociais porque estará desativando durante este período todas as redes sociais e pede que os voluntários e simpatizantes da causa animal façam o trabalho nas redes sociais e troquem informações para que neste período os animais não fiquem abandonados.
Navegantes em destaque
Referência quando o assunto é proteção animal O superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, e a vereadora Sol Dapper (PSD) estão à frente das apresentações sobre as políticas públicas para animais implementadas em Navegantes. Entre os projetos apresentados estão o Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba), incluindo a adoção de animais, castração e vacinação, as ecobikes (cavalo de lata) para os catadores substituindo os veículos com tração animal, o programa Tampapet com arrecadação de tampinhas plásticas, e muitas outras.
Fim tração animal em vias
Nota importante, que Navegantes tem lei para não ter mais animais para tração animal. Alguns desavisados está sendo orientado sobre o assunto. Em substituição tem o chamados ecobikes ou cavalos de lata que a gente vê trafegando na cidade e que muito contribuem com o recolhimento de recicláveis.
CELESC
A Celesc tem realizado obras de melhorias na rede de Navegantes. Uma importante obra de melhoria no atendimento elétrico no bairro São Paulo. A intervenção beneficiará duas mil e quinhentas unidades consumidoras, reforçando a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Navegantes com o crescimento exponencial precisa de melhorias constantes e a Celesc está atenta as necessidades.
Telefônicas
Um problema constante de irresponsabilidade por algumas empresas de telefonia que cortam os fios e os deixam soltos inclusive em meios a estradas mostrando total irresponsabilidade. Solicitamos que a Celesc que dá a liberação para utilização de seus postes que comece a multar. Acidentes já aconteceram e muitos deverão acontecer nesta irresponsabilidade de algumas telefônicas. Celesc, contamos com sua fiscalização e multas a estas empresas ou perda de autorização para utilização de seus postes.
Outra irresponsabilidade
A quem couber a fiscalização, atualmente condutores de veículos ficam dirigindo e com a outra mão ao celular. Inclusive tem alguns abobados que ainda liga alerta e ficam ao telefone proibindo ou emperrando o trafego. Param com alerta no meio da via. Cabe a fiscalização multar, somente doendo no bolso e pontos na CNH farão estes irresponsáveis se conscientizarem. A quem couber, vamos fiscalizar?
“Disco voador” em Navegantes
Conforme noticia local, “disco voador” sobrevoa cidade de Navegantes. Moradores do Gravatá observaram um estranho objeto em forma de disco se deslocar no ar. Segundo testemunhas, ele era branco, não tinha asas e não emitia som. O OVNI voou por alguns segundos até cair no mar a cem metros da praia. Segundo narrativas, fato ocorreu em 02/07/1974. Pelo menos atraiu centenas de pessoas. Inclusive tem matéria na revista UFO da época. Autoridades da marinha não confirmam o fato. Como sempre acontecem com supostos OVNI, autoridades proíbem e na ocasião também proibiram buscas que particulares se organizavam.