fbpx

COLUNA: A RUA SILVA

Rua Silva é uma das importantes e populares do município de Itajaí.

O nome da rua é em homenagem ao marítimo José Joaquim da Silva. Ele nasceu em São Francisco do Sul em 1831 e veio morar em Itajaí com 18 anos. Silva foi comandante de um barco de Antônio Pereira Liberato e mais tarde conseguiu comprar sua própria embarcação.

Em 1952, a Casa de Fiscalização do Porto de Itajaí ficava na esquina das ruas Silva e Pedro Ferreira. Crédito: Arquivo Público de Itajaí 

Silva se aposentou da vida marítima ainda na década de 1880. Ele se estabeleceu em Itajaí e abriu um comércio perto da antiga Samarco, hoje a avenida Marcos Konder, esquina com a rua que levaria o seu nome. 

 Foto aérea da rua Silva com  a escola São José ao fundo em 1960.  Crédito: Arquivo Público de Itajaí 

José comprou um grande lote de terras próximo ao seu comércio. Essas terras foram doadas para a Prefeitura de Itajaí na década de 1880, que abriu a parte inicial da rua.

O marítimo José Joaquim da Silva doou as terras para que a Prefeitura de Itajaí abrisse a rua no fim do século XIX. Crédito: Arquivo Público de Itajaí 

Ele ainda foi vereador entre 1881 e 1884. José Joaquim da Silva morreu em 1893. Existem poucos dados biográficos a seu respeito e também sobre o começo da construção da rua Silva, uma das mais importantes de Itajaí.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros