Nessa sexta-feira (26), a cidade de Navegantes inicia as festividades de mais uma edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Esse é o 128º ano consecutivo que o povo presta homenagens à padroeira da cidade.
A devoção à Santa veio antes mesmo de Navegantes tornar-se um município, em 1962. Desde 1896, os habitantes da margem esquerda do rio, seguindo a tradição católica trazida pelos açorianos, celebravam o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, que, inclusive, batizou como “Nossa Senhora dos Navegantes” o bairro pertencente ainda a Itajaí.
Muito mais do que uma celebração religiosa, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é a história viva da cidade de Navegantes. Deve ser lembrada tanto historicamente, como culturalmente e turisticamente, considerado a presença de um Santuário na cidade, trazendo devotos de Nossa Senhora de todos os lugares do país.
As atuais e futuras lideranças não podem ignorar isso. Independente de religião ou crença, essa tradição centenária precisa ser amplamente apoiada. Porque não apoiar significa deixar a história e a cultura local morrer. O que seria da Bahia sem todos os seus Santos? O que será dos Navegantes sem a sua Estrela Guia?