Festival Paralímpico Loterias Caixa será realizado pela primeira vez no município e terá atividades de parabadminton, tênis de mesa e atletismo paralímpico
O paradesporto navegantino registra mais uma conquista. Dessa vez, o município de Navegantes será sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa, que acontece no dia 19 de setembro, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis.
O evento é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Centro de Referência Paralímpico de Navegantes, no âmbito da Fundação Municipal de esporte (FME).
Esta é a primeira vez que Navegantes sedia um evento desse porte, voltado à inclusão e ao paradesporto. A expectativa é alcançar 250 crianças, sendo 80% com deficiência e 20% sem deficiência, com o intuito de integrar a comunidade em uma programação diversificada, sob a perspectiva do paradesporto.
Os inscritos receberão um kit com lanche e camiseta alusiva ao Festival, participar de atividades referentes ao parabadminton, tênis de mesa e atletismo paralímpico, em formato de circuito. A iniciativa busca proporcionar aos participantes a vivência em modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional. Por isso, o encontro acontece simultaneamente em mais de 140 municípios brasileiros.
Desde a sua criação, em 2018, o Festival Paralímpico Loterias Caixa tem reunido milhares de participantes, tendo atingindo o recorde de mais de 44 mil crianças nas edições 2024.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (47) 98826-4797.
Créditos foto: Alessandra Cabral/CPB
Conquista estadual
E por falar em parabadminton, atletas navegantinos se destacaram na 3ª etapa do Campeonato Estadual, em Jaraguá do Sul, conquistando 2 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. Com os resultados, Roberto dos Santos e Jessé Oliveira garantiram convocação inédita para o Campeonato Nacional, em setembro.

Destaques do Pódio:
- Ouro: Richarlison Luan (Parabadminton SI) e Gleison Lucas (Parabadminton WH2).
- Prata: Arthur Henrique (WH2/ Cadeira de Rodas 2), Roberto dos Santos (Sub-17) e Karla Mezzon (Simples Fem. 35+).
- Bronze: Roberto dos Santos/Raphael Sutil (Dupla Masc. Sub-17), Roberto dos Santos/Martina Cabral (Dupla Mista Sub-17), Jessé Oliveira/Thalita Rath (Dupla Mista Sub-13) e Maria Raeder/Sophia Badaró (Dupla Fem. Sub-15).
