Já não é nem mais novela. É uma série chamada “2ª pista no aeroporto de Navegantes, com várias temporadas. Dessa vez, o Superior Tribunal Federal (STF) criou mais um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a ampliação do terminal.
A ampliação do aeroporto Ministro Victor Konder é algo que se arrasta há décadas. Proprietários dos terrenos próximos à área de ampliação são impossibilitados de investirem no local ou venderem suas propriedades, sem nunca terem sido indenizados. É um descaso total com o segundo maior aeroporto, fora das capitais, em movimentação do país.
O Governo Federal poderia ter “consertado” os anos de descaso com a concessão do terminal. Porém, simplesmente não quis colocar no edital de concorrência pública a cláusula que obrigava a futura concessionária a construir a nova pista, visando o desenvolvimento da região, por meio do setor logístico. Segundo dados de 2023, o Aeroporto movimentou uma média de 402 toneladas por mês – o que era projetado somente para o ano de 2050.
A concessionária CCR Aeroportos chegou a anunciar que terá que operar 24 horas por dia para dar conta da demanda do aeroporto na próxima temporada de verão; Mesmo assim, parece que os números não são o bastante para que comecem dar a atenção merecida ao preterido aeroporto de Navegantes.