fbpx

COLUNA: O grande dilúvio do século XXI

Lauro Scheel

Por Lauro Scheel

Não dá para ignorarmos que o grande dilúvio do século XXI,  para nós brasileiros, aconteceu no Estado do Rio Grande do Sul e o pior, que as chuvas, mesmo menores, ainda causam problemas e inibem o baixar das águas e a dificuldade de entrarem no Oceano. Estamos longe, apesar de ser um Estado próximo,  de fronteira com o de Santa Catarina, mas o que vemos pela TV em diversos canais deixa qualquer um estarrecido pelo enorme estrago das cidades atingidas.  Estimam que mais de duzentos mil carros sofreram danos com as enchentes e mais de três mil carros zero km em concessionárias.  Casas nem podemos comentar quão foi o desastre.Quem passou de lá conta histórias de terror e caos.

Policia Federal

Devemos parabenizar a policia federal e a Federal Rodoviária que entre os veículos que levam donativos para o RS, conseguem encontrar cargas de drogas. Traficantes e bandidos aproveitam este momento tão difícil da vida das pessoas para tentar levar drogas junto com doações para ver “se passa”. Mas atentos e profissionais, a Policia Federal Rodoviária não deixa.

Rio do Sul

Aqui em Santa Catarina, no final de semana Rio do Sul também ficou inundada.  Antigamente pequenas pancadas de chuva eram normais.  Hoje estas “pequenas”pancadas são enormes e quando caem, gera caos, destruição e mortes.

O que causa este tempo tão violento?

Muitos negacionistas e inimigos do meio ambiente não se atentam aos especialistas do meio ambiente. Nesta quarta feira, com a previsão de mais chuvas, o metereologista comentou que o “corredor de umidade” que vem da Amazônia influencia e ajuda nas frentes que vem do sul e do oceano. O desmatamento da região amazônica influencia ou ajudou a influenciar esta tragédia.  Lembremos aqui da ultima enchente onde diversas cidades nunca antes alagadas também tiveram tragédias, citando Rio do Sul, Taió tiveram influencia destes corredores. Deus criou um planeta perfeito todo interligado. E estou comentando somente aqui do Brasil, da América do Sul. O efeito estufa é caudado principalmente fora do Brasil, fora da América do Sul, mas nós aqui também estamos deixando nosso mal exemplo.

Desastres mundiais

Apenas comentando, também vemos em diversos lugares do globo terrestre sofrendo também com águas que vem do céu. Segundo especialistas, é o aquecimento global e que os chamados de ideologia de direita negam, os negacionistas, principalmente da ala chamada de direita. Fatos estamos cada vez vendo, mais fortes e nunca foi visto semelhante o que aconteceu no RS aqui no Brasil.

Um dos…

Dentre muitos indícios, está o desmatamento para agricultura e pecuária sem controle. Também podemos incluir os garimpos ilegais que destroem toda uma região. Vamos lembrar que a natureza vai punir severamente e é o que estamos vendo e com tendências cada vez pior. Podemos fazer com sustentabilidade e responsabilidade.

Criação perfeita

O Criador criou algo perfeito, com ciclos perfeitos e tudo em equilíbrio e que a ganância dos grandes agricultores e pecuáristas num primeiro momento geram lucro, mas em seguida vem o caos, que estamos vendo. Tudo é permitido com equilíbrio.  A natureza equilibrada cuida e sem equilíbrio, pune.

Nunca visto

Nunca vimos uma mobilização para ajudar a reerguer de uma tragédia.  Partindo do governo federal com ações responsáveis de ajuda e tentando ajudar o que for possível, o que o governador orientar. Prefeituras municipais aqui do Estado de Santa Catarina estão “adotando” cidades gauchas e enviando maquinário, pessoal e também itens necessários para sobrevivência.

Nunca visto 2

E o que comentar da iniciativa privada?  Voluntários de vários segmentos, abandonando suas atividades normais e partindo para o RS para ajudar no que for necessário. Vamos lembrar que além de resgate e ajudam a seres humanos, todos os voluntários tanto privados quanto do Estado estão tentando resgatar animais pequenos e também de grande porte.  O cavalo caramelo é o símbolo desta empreitada.

Vai demorar…

Águas baixando e estamos vendo o sobrou, se sobrou algo.  Isto mostra quão forte são as forças das águas. Mas o povo gaucho é forte, o povo brasileiro é forte. Arruma super força nestas situações.

Mudança

Pelo noticiário, várias pessoas que moram nesta região estarão deixando alguns locais, mesmo porque os governos estão proibindo locais onde normalmente enche e com o aumento e constancia destas enchentes, não é permitido voltar.  Elogiamos o presidente que além de toda ajuda federal, está ajudando financeiramente os atingidos e estuda aquisição de imóveis em locais seguros para estas vitimas.  O governo federal vem de família nordestina e pobre e sabe como ajudar quem mais precisa.

Santa Catarina

Santa Catarina vai ser uma rota normal de pessoas que irão deixar o Rio Grande do Sul, ou para se instalarem ou como meio para chegar em outros Estados. Aqui em Santa Catarina até o final do ano de 2022 tínhamos mais de 140 mil pessoas de 133 nacionalidades diferentes, sendo que a maioria que vem da América Latina, mostrando que o Brasil ainda é um país que gera empregos, gera renda e as famílias são bem vidas, não tendo ideologias de brigas como outros países.

Nova casa: Navegantes

Este fato também é visto por nós aqui em Navegantes, com diversos sotaques, de pessoas trabalhando e tentando criar sua família aqui.  Todos os que vierem para somar com o povo aqui de Navegantes são bem vindos.

CAC

Outro problema que vemos são os chamados CACs que por irresponsabilidade de um presidente da Republica em liberar armas, legalizou as armas para facções como o PCC e outras organizações criminosas.  Com tantos CACs criados, o PCC tem diversos fornecedores que um presidente irresponsável liberou para que o crime organizado mate pessoas e muitas inocentes. Diversas apreensões temos visto que são de CACs que alugam as armas para facções e o pior, tem gente infiltrada dentro das policias que usam a farda para gerar lucro próprio. Além de permitir naquela época a facilidade de portar armas, hoje estamos começando a ver as conseqüências, com as organizações criminosas abastecidas para cometer crimes e também pessoas que possuem armas para cometer feminicídios. E ainda tem quem o apóia. Se acontecer com a família deste apoiador, daí verá e cairá a ficha. Arma foi criada para matar.

Oceano sem Plásticos

Em sua terceira edição, a campanha “Oceano Sem Plásticos” continua a promover a sensibilização ambiental em Navegantes. Este ano, escolas municipais, estaduais e particulares participam ativamente na arrecadação de materiais plásticos, engajando alunos, pais e professores em um esforço coletivo para a preservação dos ecossistemas marinhos.

Compromisso ambiental

A Prefeitura de Navegantes tem demonstrado um compromisso contínuo com a sustentabilidade. Por meio de iniciativas de educação ambiental, busca-se não apenas a sensibilização da população, mas também ações práticas que contribuam para um futuro mais sustentável. Neste contexto, a parceria com o vereador Gabriel dos Anjos (Podemos) tem sido fundamental. Desde o início de seu mandato, o vereador propôs emendas significativas que fortalecem as políticas de proteção ambiental na cidade.

Ecoponto

Entre as novidades, destaca-se a inauguração do terceiro ecoponto no bairro Nossa Senhora das Graças, uma iniciativa conjunta do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e do vereador Gabriel dos Anjos (Podemos). Este novo ecoponto não apenas facilitará a coleta e reciclagem de resíduos, mas também servirá como um centro de educação ambiental, reforçando o compromisso da cidade com o meio ambiente.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros