fbpx

NAVEGANTES SEDIA 2ª COPA LITORAL DE CAPOEIRA E CULTURA

Nesta sexta-feira (14) e sábado (15), os olhos do mundo da capoeira estarão voltados para Navegantes, com a realização da 2ª edição da Copa Litoral de Capoeira e Cultura, evento que se destaca no cenário estadual, como o único a pontuar para o ranking do renomado Campeonato Volta do Mundo Bambas (VMB), responsável pela disputa de cinturão da maior competição de Capoeira do planeta.

O evento deve atrair cerca de 1,5 mil participantes e terá momentos distintos. Na sexta-feira, o evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes Domingos Angelino Régis e na Praça dos Emancipadores, com a realização do credenciamento, congresso técnico, oficinas, roda de integração, bate papo com os mestres capoeiristas e apresentações culturais. Já no sábado (16), no palco do Cineteatro Municipal de Navegantes, acontece a mostra competitiva em várias categorias e graduações.

De acordo com os organizadores, o evento não é apenas um espaço de disputa esportiva, mas também uma oportunidade de aprendizado, onde mestres, professores, instrutores e alunos compartilham não apenas suas habilidades físicas, mas também os valores e tradições culturais dos movimentos e musicalidade que permeiam a capoeira. 

“Essa troca cultural entre os participantes fortalece os laços dentro da comunidade capoeirista, contribuindo para a preservação e evolução dessa expressão artística tão única. Além disso, essa parceria exclusiva com a VMB torna a Copa Litoral de Capoeira e Cultura um espetáculo único, promovendo o encontro de atletas de diversas regiões com um único objetivo, estar entre os melhores do país”, destaca o mestrando Passarinho, um dos idealizadores da copa. 

Outra novidade para este ano é que os campeões das categorias Infantil A/B e Juvenil A/B, masculino e feminino, serão convocados para o evento VMB KIDS, na cidade do Rio de Janeiro, onde encontrarão os vencedores de outras competições nacionais e internacionais. Já os campeões da categoria Absoluto/Profissional irão para o Ranking VMB, com a possibilidade de participação no evento principal do VMB. 

O evento é organizado pelo Centro Cultural Vivência, que tem à frente o mestrando Passarinho e o Grupo de Capoeira Origem Brasileira, coordenado no município pelo professor Irmão. Conta também com o apoio da Prefeitura Navegantes, Fundação Municipal de Esporte (FME), Secretaria de Turismo, Fundação Cultural, Pousada Navegantes, Rádio Dengo Dengo FM, ND Móveis, Escola de Samba Estrela do Mar e Lobo Produções.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros