fbpx

NAVEGANTES TERÁ AMPLIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS

Escola Irene Romão Navegantes

Estado lançou programa para ofertar cursos técnicos aos estudantes das escolas estaduais

A Secretaria de Estado da Educação inicia o ano letivo de 2024 com mais uma novidade: o programa CaTec – Catarinense Técnico. O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

Todas as 728 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino estão autorizadas, pelo Conselho Estadual de Educação, a ofertar vagas em cursos técnicos da área Gestão e Negócios para os estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio a partir do primeiro semestre de 2024.

São 10 cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias. Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar.

Navegantes

Em Navegantes, a EEB Irene Romão, localizada no bairro São Pedro, é uma que já conta com duas modalidades de ensino técnico: o concomitante para alunos que já estudam no ensino médio e que vão fazer o técnico, com aulas no período matutino e Técnico em  Logística no período noturno. E também será implantado o simultâneo, no período noturno, com ensino técnico profissionalizante em Comercio Exterior, do 1º ao 3º ano.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais com curso técnico é bastante promissor e com muitas oportunidades. A demanda por esses profissionais tem crescido significativamente nos últimos anos. Assim, o estudante ao concluir o ensino médio poderá ser inserido imediatamente no mercado de trabalho.

As matrículas nos cursos técnicos serão online e acontecerão entre os dias 21 a 23 de fevereiro de 2024, pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br/. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do Ensino Médio e iniciarão em março deste ano.

“Estamos muito felizes hoje com o lançamento do CaTec, que vai implementar a educação técnica em Santa Catarina. Nós temos um ensino médio que precisa dar oportunidade aos novos jovens, uma formação profissional, e esse é o grande objetivo. Esperamos chegar em 2026 com mais 100 mil jovens que fazem o ensino médio, também fazendo o ensino técnico”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros