fbpx

LIBA FALA SOBRE OBRAS E AVANÇOS EM NAVEGANTES

“Se formos pensar em reeleição, nos esquecemos da gestão”. Prefeito diz que está focado nas obras e só irá falar de eleições em agosto.

No início do seu quarto ano de mandato, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza (PSD), falou com exclusividade ao Jornal nos Bairros sobre as obras e avanços que estão transformando a cidade. Porém, deixou bem claro que só irá falar de eleições em agosto. Com tantas obras em andamento, Liba está focado na urbanização do município, para que a cidade crie a sua identidade e o navegantino tenha orgulho de onde vive. Ele fala sobre o pacote de obras no Centro, alargamento da praia do Gravatá, reforma do hospital e futuro da água em Navegantes.

Confira a entrevista na íntegra:

JORNAL NOS BAIRROS: PODE FAZER UMA RETROSPECTIVA DOS SEUS TRÊS ANOS DE GOVERNO, COM PRINCIPAIS AÇÕES E OBRAS?

Liba Fronza: Esses três anos de governo foram pautados, em primeiro lugar, em fazer uma gestão interna dentro da gestão pública, a parte administrativa, organizando a casa, fazendo uma estruturação na parte administrativa, organizando cada secretaria e os seus orçamentos, lutar contra a COVID – que foi o nosso maior desafio – e depois implementar todas as nossas estruturações dentro do plano de governo que tínhamos programado para a nossa gestão. Esse processo foi lento e gradativo, mas começou a surtir efeito visível aos olhos da população. Nós pegamos uma casa onde foi preciso fazer uma reestruturação e organizar de maneira que nós gostaríamos de fazer o trabalho. Dentro disso, conseguimos entregar várias obras: o transporte público; abastecimento de água que foi histórico, vencendo 35 anos sem água na cidade; melhoramos muito a questão da saúde animal, com o DABA virando referência com número de castração acima da média; evoluímos muito na saúde com o programa Saúde do Trabalhador, ampliando horários de atendimento em UBS’s de grande movimentação; ampliação e reforma das unidades; várias especialidades médicas com a abertura do Centro Integrado de Saúde (CIS) no Gravatá; melhoramos o Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR) que também é referência na cidade; investimos forte na Assistência Social, buscando a requalificação, principalmente dos moradores de rua, para que possam voltar ao mercado de trabalho, para poder dar dignidade a essas pessoas; investimento em maquinário para a secretaria de obras; criação do governo eletrônico facilitando a busca por processos e dando maior segurança; padronização de projetos dentro da Secretaria de Governo; conseguimos vencer uma etapa muito importante que foi a atualização do Plano Diretor do Município, travado por anos, com integridade; criamos várias leis de desburocratização onde atraímos novos negócios e ampliamos a abertura de empregos, melhorando a receita do município e atendendo a população lá na base, que é a que mais necessita do poder público, necessita do atendimento médico, das UBS’s, dos uniformes; conseguimos implementar três novas  unidades escolares e ampliamos várias outras; conseguimos implantar uniforme já no primeiro dia de aula e e kit escolar no primeiro mês.

JB: QUAIS AS OBRAS ESTÃO PLANEJADAS PARA ESSE ANO?

Liba: São várias obras que nós temos planejadas. A principal delas é a remodelação do centro da cidade. A revitalização já está acontecendo desde ano passado e, esse ano, ela continua com trabalho intenso. Ainda falta parte da praça em frente ao ferry boat, a Nereu Liberato Nunes, a finalização da Nereu Ramos, 26 de Agosto. Estamos finalizando o processo de licitação do engordamento da praia do Gravatá e ampliação do molhe. E mais um grande pacote de obras que iremos dar atenção é o de praças nos bairros, não mais focaremos na região central, mas agora focado ao interior, com praças, pavimentações e revitalização de vias; continuação do processo de implementação de lâmpadas LED no restante da cidade.

JB: EM RELAÇÃO À ÁGUA, É ESTUDADA ALGUMA ALTERNATIVA PARA QUE NAVEGANTES DEIXE DE SER DEPENDENTE DE ITAJAÍ? 

Liba: Sim, o processo já começou. A Estação de Tratamento de Água de Pedreiras já é um processo para poder trabalhar com os ativos daqui da cidade. Sabemos que temos uma limitação com relação à quantidade de água na cidade, mas nós ainda temos a possibilidade de ampliar o abastecimento de água na cidade de Navegantes, através das estações de tratamento próprias. Nos não acreditamos que consiga ser autosuficiente no abastecimento na cidade em curto prazo, mas existe a possibilidade de trabalharmos em cima de projetos e reestruturação para poder, sim, ser abastecida pela própria cidade, atendendo toda a demanda do município. É um trabalho de construção, um trabalho lento, mas vemos essa possibilidade técnica de isso acontecer.

Liba está focado na urbanização do município, para que a cidade crie a sua identidade e o navegantino tenha orgulho de onde vive.

JB: O NAVEGANTINO HOJE TEM ORGULHO DA CIDADE ONDE VIVE, AS NOVAS PRAÇAS PÚBLICAS E REURBANIZAÇÃO DAS AVENIDAS AJUDARAM NISSO?

Liba: Com certeza, quando começamos a mexer na estrutura da cidade, mostrando que ela começa a ser muito mais cuidada e damos mais opções às pessoas. Poder conviver dentro da própria cidade, gera um orgulho na pessoa em ser navegantino, ela acaba acreditando na cidade. Eu vejo que as cidades estão estruturadas e montadas para as pessoas conviverem no seu entorno, então quando oferecemos praças novas, avenidas, uma estrutura de lazer para as pessoas, elas começam a se sentir parte pertencente ao processo de transformação, isso faz com que comecem a usufruir desses equipamentos públicos e, automaticamente, também comecem a ter orgulho disso. ‘Poxa, lá na minha cidade tem tal coisa para fazer, tenho oportunidade de entretenimento’, a nossa praça da contemplação no pontal, por exemplo, é hoje um dos principais atrativos turísticos da nossa cidade e da qual a população começa a ter orgulho novamente de poder chegar à beira rio, porque sempre era comparado com o lado de Itajaí, onde era estruturado e aqui não. Está longe ainda, porque ainda não conseguimos chegar no molhe do pontal, mas o que já fizemos mostra nosso cuidado especial com as praças. A revitalização que acontece na praça do ferry boat integrada com a praça do paço municipal, contemplando equipamentos que estamos instalando em relação ao turismo, lazer e esporte, vai resgatar mais ainda o orgulho do navegantino.

JB: UMA DEMANDA ANTIGA, PRINCIPALMENTE DO COMÉRCIO, É A IMPLANTAÇÃO DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO, QUE AGORA JÁ TEM EMPRESA LICITADA, NÃO É MESMO? 

Liba: Sim, o serviço deve começar a partir da segunda quinzena de março. Foi feito todo um projeto de estruturação para impactar, o mínimo possível, a população e dar maior conforto possível ao usuário, tanto para o comerciante quanto para quem necessita utilizar aquelas vagas no dia a dia. Nós pensamos em todos os detalhes, porque quando implementado o estacionamento rotativo, vai impactar na rotina diária das pessoas, principalmente aquelas que acabavam vindo para o centro de carro ou moto, indo para Itajaí e deixando seus veículos estacionado nessas vagas o dia inteiro. Pensamos desde o início, fazendo a licitação do transporte coletivo, então estamos dando uma opção de quem está no bairro poder vir de transporte coletivo até o centro, sem precisar vir mais de carro, sem ter o custo de deixar esse veiculo na zona de estacionamento permitido ou em estacionamento privado. Com o estacionamento rotativo, as pessoas vão saber que terão vagas de estacionamento para fazer suas compras, seus afazeres, poder embarcar e desembarcar sem dificuldade, porque o maior problema que tínhamos era esse, o comerciante perdia e o cidadão também perdia com a falta de estacionamento.

JB: HÁ ALGUMA NOVIDADE EM RELAÇÃO AO EDITAL DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL DE NAVEGANTES?

Liba: Sim, acredito que agora no mês de março estaremos com ele praticamente finalizado, para contratar a empresa que finalizará a obra do hospital. Uma obra importante, necessária, ainda mais que estamos vivendo mais um momento de crise sanitária causada pela dengue. Isso demonstra, cada vez mais, a necessidade da finalização da estrutura do hospital. Estamos trabalhando para fazer mais dois centros operatórios ali, melhorando a qualidade e atendendo aquele paciente que, muitas vezes, precisou ser encaminhado para Itajaí, por falta de estrutura básica no nosso hospital.

JB: O SR. É PRÉ-CANDIDATO À REELEIÇÃO?

Liba: Isso é um assunto que eu só vou discutir em agosto. Eu penso que não temos que nos preocupar com pleito eleitoral, porque nós temos muitas obras para entregar. Um dos grandes problemas que eu vejo dos gestores públicos é que no último ano de mandato eles não pensam na gestão pública do município, mas pensam como eles vão se manter dentro do cargo que estão ocupando. Nossa proposta é exatamente o contrário, é fazer a maior entrega possível. Se formos pensar em reeleição, nos esquecemos da gestão. O diferencial do nosso governo foi esse, pensar em gestão e não em política. Então eu só vou pensar nesse assunto em agosto, quando tiver que decidir. Daí a população tem a livre escolha, se quiserem continuar com a gestão com o modelo atual, se vamos indicar outra pessoa para dar continuidade ao processo, é Deus quem vai dar a direção para nós.

PARTICIPE DO GRUPO DE WHATSAPP DO JB PARA RECEBER NOTÍCIAS EM SEU CELULAR:
https://chat.whatsapp.com/DJkjPyw34SVCxRUdvlspB8


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros