fbpx

NAVEGANTES É PREMIADA NO EXTERIOR POR TURISMO SUSTENTÁVEL

Restinga de Navegantes por Eder Nascimento

Navegantes foi uma das oito cidades brasileiras reconhecidas na concorrida relação mundial

Navegantes passou a fazer parte de uma concorrida relação internacional de 100 cidades com turismo responsável. Nesta segunda-feira (9), Navegantes foi reconhecida como um dos melhores destinos sustentáveis do mundo, durante a 9ª edição do concurso global Top 100 Good Practice Stories, realizada presencialmente na Estônia e transmitida ao vivo pela internet a todos os países.

O “Top 100 Good Practice Stories” é organizado pela holandesa Green Destinations e tem como objetivo destacar e premiar as 100 histórias de boas práticas de turismo responsável no planeta.

Navegantes foi uma das oito cidades brasileiras que receberam a certificação. Em Santa Catarina, além de Navegantes, apenas outras quatro cidades foram reconhecidas: Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá e Urubici. Apodi (RN), São Miguel do Gostoso (RN) e Tibau do Sul (RN) foram as outras cidades brasileiras também reconhecidas.

Navegantes foi uma das oito cidades brasileiras que receberam a certificação

Restinga preservada

O município recebeu a certificação internacional por conta do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, em que relata no case de sucesso o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.

O projeto navegantino ficou entre os 10 melhores do mundo na categoria “Natureza e Paisagem”.

Para o prefeito Liba Fronza, o reconhecimento “é muito importante para Navegantes, pois mostra a seriedade com que estamos tratando o desenvolvimento da cidade, com sustentabilidade e respeitando nosso principal ativo turístico, uma praia com restinga preservada”.

Para que Navegantes chegasse a esta conquista, foi necessário um trabalho árduo e coordenado por uma equipe formada pelas secretarias municipais de Turismo, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) e Fundação Cultural, além da parceria com o Programa DEL (Desenvolvimento Econômico Local), iniciada em março deste ano. Agora com a certificação, há uma nova fase etapa para eleger o top 3 de cada categoria, ou seja, mais uma etapa de trabalho para a equipe navegantina garantir mais um reconhecimento. A premiação acontecerá em março de 2024, em Berlim, na Alemanha.

A divulgação da lista das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia. Você pode assistir pelo link https://www.youtube.com/watch?v=zcj1eDIDelw.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros