fbpx

FORÇA-TAREFA RECUPERA AS RUAS E AUXILIA A COMUNIDADE

Atividades buscam amenizar impactos das chuvas intensas nos últimos dias

O Município de Itajaí realiza, desde a manhã de terça-feira (10), uma força-tarefa com caminhões e retroescavadeiras, após as chuvas intensas registradas nos últimos dias, para recuperar as ruas da cidade e no interior. A ação tem como objetivo limpar vias, consertar bueiros danificados, recolher restos de vegetações e de móveis nas localidades mais afetadas, além de auxiliar a comunidade que necessita.

Ao todo, foram registradas 273 ocorrências de sexta (06) até a tarde de terça-feira (10) no Sistema de Comando de Operações. Somente as equipes da Secretaria de Obras de Itajaí atenderam mais de 130 chamados, principalmente para desobstrução de bueiros, fechamento de buracos, alagamentos e resgate de pessoas/animais.

Além da Obras, a Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, Guarda Municipal, Codetran, Assistência Social, Promoção da Cidadania e Instituto Itajaí Sustentável seguem com os trabalhos de suporte nos próximos dias.

“Perdi armários, cama, fogão, e ainda estou limpando minha casa. Estou aliviada pela Prefeitura ter vindo até a minha casa e tirado esses itens”, disse a moradora da rua Henrique Bianchini, no Cordeiros, Maria Gabriela.

Emergência Hídrica

O Município segue em regime de uso racional da água em virtude do Decreto de Emergência Hídrica. A Instrução Normativa 04/2023 alerta a população para evitar qualquer utilização de água tratada para lavação de bens, calçadas, fachadas, veículos, exceto para uso em atividade econômica. A infração fica sujeita à multa e interrupção do serviço, conforme Regulamento do Semasa aprovado pelo Decreto Municipal 11.304/2018.

De acordo com o Semasa, o sistema de abastecimento de água teve uma boa recuperação após as fortes chuvas, o nível foi reestabelecido e todos os reservatórios mantiveram sua operação. Apesar disso, a turbidez no ponto de captação de água segue alta (491 ntu) e permanece a recomendação para fazer economia de água.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros