fbpx

ETA PEDREIRAS IRÁ ABASTECER O RESERVATÓRIO DO GRAVATÁ

A estação de tratamento já corresponde a 10% do abastecimento de água de Navegantes

A Estação de Tratamento de Água localizada no bairro Pedreiras, em Navegantes, a ETA Pedreiras, vem expandindo sua produção. Atualmente, representa cerca de 10% de toda a água distribuída pela Secretaria de Saneamento Básico (Sesan).

A Sesan contratou uma empresa, por meio de licitação, para realizar a captação e o tratamento de água, para integrar o sistema de abastecimento de Navegantes. Assim, a ETA Pedreiras iniciou seu funcionamento em dezembro de 2022, com água captada proveniente de uma lagoa localizada no bairro.

Espera-se que até o fim de 2023, com a instalação de novos módulos e melhorias realizadas na ETA Pedreiras, a capacidade fique próxima ao previsto em contrato, alcançando um volume que representará 18% de toda a água do sistema de abastecimento.

ETA Pedreiras.

A água proveniente da ETA Pedreiras será a principal fonte de abastecimento do novo reservatório do Gravatá, que tem previsão para entrar em funcionamento em novembro.

De acordo com a engenheira sanitarista da Sesan, Caroline Hoss, a instalação da ETA não objetiva parar o abastecimento vindo de Itajaí, mas sim diversificar nossas fontes para diminuir a dependência de Navegantes com Itajaí, trazendo, assim, maior segurança hídrica.

A ETA Pedreiras é mais uma obra da atual administração que integra os esforços para maximizar a disponibilidade de água potável, principalmente na alta temporada em que a demanda aumenta consideravelmente em Navegantes.

Reservatório

A obra do reservatório que vai atender os bairros Meia Praia e Gravatá está em  fase de teste de estanqueidade, ou seja, o enchimento total da estrutura para verificação de vazamentos. A próxima etapa compreende os testes finais de bombeamento. A adutora também já está pronta, aguardando o início do funcionamento do reservatório.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros