fbpx

SC ABRE CADASTRO PARA PROGRAMA UNIVERSIDADE GRATUITA

Para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições cadastradas.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina lançou o edital para o cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita nesta quarta-feira, 27 de setembro. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 4.

Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas. Veja quais são as instituições participantes nesse link.

O período do cadastramento será definido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e o cronograma publicado em http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/ para prévio conhecimento das datas limites.

Caso o estudante receba bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e tenha interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita, deve, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma publicado no site.

Programa Universidade Gratuita

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer estar em uma universidade mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo até 28 mil delas ainda em 2023. O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.

Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até 2 anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.

O programa beneficiará os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no Estado há pelo menos 5 anos. Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade. A classificação para o programa será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia, saúde, entre outros itens.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros