fbpx

MÃO DE OBRA QUALIFICADA É DESAFIO NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM NAVEGANTES

Construtoras veem com preocupação a falta de colaboradores no setor de produção para os próximos anos.   

POR LOUISE BENASSI – SC 002880/JP

A construção civil tem ganhado destaque na economia de Navegantes. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho mostram que, no primeiro quadrimestre de 2023, a construção civil aparece na terceira posição na geração de empregos formais, ficando atrás apenas do setor de serviço e indústria. Porém, a qualificação profissional da mão de obra é um desafio a ser enfrentado, já que é projetado um crescimento ainda maior no setor para os próximos anos.

De acordo com o engenheiro João José Bento de Souza, sócio-fundador da SBJ Construtora e Incorporadora – empresa que hoje tem em torno de 150 trabalhadores diretos no setor de produção e deve, ainda este ano, aumentar o quadro em aproximadamente 20% com o início das obras previstas pela construtora – por enquanto, ainda é possível encontrar mão de obra.

“A maioria de nossos colaboradores reside em Navegantes, mas a origem destes não é local e sim de migrantes, que vêm para a cidade em busca de oportunidades, o que felizmente, por enquanto, tem atendido à demanda”, enfatizou.

Déficit

Entretanto, com a crescente demanda, a qualidade dela já não atende às exigências do mercado, o que faz com que as empresas tenham que investir na qualificação e retenção dos seus colaboradores.

Segundo o engenheiro, dentre a mão de obra necessária para as construções, as funções de auxiliar de serviços e pintor são as mais difíceis de contratar, pois já é uma mão de obra mais escassa na região.

Construtor vê maior dificuldade na contratação de auxiliares de serviços e pintores.

Ele também pontuou que as construtoras procuram dar preferência à mão de obra já qualificada, mas com a falta de qualificação, processos de treinamentos contínuos são implementados dentro das empresas, para oportunizar crescimento aos colaboradores e garantir a qualificação necessária aos padrões exigidos.

Capacitação pelo Município

Só o Núcleo da Indústria da Construção Civil da Associação Empresarial de Navegantes (NICC/ACIN) reúne 11 construtoras da cidade, fora os empreendimentos de empresas de fora, que, cada vez mais, necessitam de mão de obra qualificada. 

Para o engenheiro, a oferta de treinamento por parte do município de Navegantes deve ser encarada como uma oportunidade a ser oferecida à população. “A construção civil hoje, além de vagas disponíveis, acaba oferecendo uma média salarial atrativa e com oportunidade de crescimento dentro do setor”, finalizou.

Em resposta ao JB, o secretário de Desenvolvimento Econômico. Rodrigo Silveira, informou que o Município está aberto a receber demandas do setor da construção civil para analisar.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros