Por meio de programas ambientais realizados pelo Município, foi evitado que várias toneladas de plástico fossem parar no oceano.
Mais de um milhão de tampinhas plásticas foram arrecadadas pelos Programas TAMPAPET, com pontos de recolhimento espalhados pelo município, e Oceano Sem Plástico, que recolhe o material em escolas da rede municipal de ensino de Navegantes. Os dois programas são realizados pelo Instituto Ambiental de Navegantes (IAN).
A distribuição das tampinhas plásticas aconteceu, nesta semana, para as representantes das ONGs, Pró Bicho e Mil Patinhas e contou com a presença da idealizadora do Programa TAMPAPET, a vereadora Sol Dapper. A arrecadação das tampinhas plásticas é para as ONGs angariarem fundos. O valor arrecadado do plástico destinado à reciclagem é revertido para a causa animal.
De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, o programa propõe retirar do meio ambiente os materiais que causam grandes impactos ambientais para a vida marinha e, ao mesmo tempo, contribui na arrecadação de fundos para causa animal.
“Todo este volume de material recolhido das unidades coletoras representa a consciência e a preocupação da sociedade com a causa ambiental e animal”, destacou o superintendente.