Club Recreativo Sul América concentrou, por muito tempo, os bailes da alta sociedade navegantina.
Por Louise Benassi – SC 002880/JP
O clube mais tradicional da cidade de Navegantes está para reabrir as portas. A diretoria executiva do Club Recreativo Sul América convocou Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 23 de setembro, às 15 horas, para recadastramento de todos os sócios, adesão de novos sócios, conclusão das obras na sede, entre outras pautas, visando a retomada das atividades no club.
Localizado na Avenida Santos Dumont, 84, o club encontra-se há anos em obras, mas, agora, está quase tudo concluído. Foi a partir dali que teve início o carnaval de rua de Navegantes e muitos casais de namorados se formaram.
Quase 80 anos de história
O tradicional club foi fundado em 14 de outubro de 1934, mas o estatuto só foi registrado em 1958. Originou-se a partir de um time de futebol formado por moços da sociedade navegantina. Manteve-se o mesmo nome do time de futebol e as cores, o vermelho, o verde e o branco.
Baile de Debutantes de 1972.
Ali eram realizados os bailes da sociedade navegantina, em especial os bailes de carnaval. Segundo pesquisas da professora Didymea Lazzaris Oliveira, durante muito tempo não era permitida a entrada de negros e de moças que eram “mal faladas”, pois o clube prezava por uma reputação ilibada, segundo palavras da época.
Na década de 1990, antes do Sul América ser demolido e dar início à nova sede, atividades esportivas, formaturas do jardim de infância ou do ensino fundamental também eram realizadas no salão do Sul América. O salão ainda era uma das zonas eleitorais do município, e foi palco da posse de políticos catarinenses.
Em 2001, o Sul América é declarado como Utilidade Pública pela lei nº 1406 de 30 de maio de 2001. A Sociedade Recreativa Sul América promoveu eventos e ficou atuante em Navegantes até o início das obras de construção da nova sede.