fbpx

COLUNA POLÍTICA EM PAUTA

Por Lauro Scheel

CRIMES DIGITAIS

Nos últimos dias vemos Brasília fervilhar com notícias de todos os lados sobre o projeto que podemos denominar de Projeto contra crimes digitais. Vou atentar comentário sobre o projeto. Bancada evangélica no congresso nacional é contra o controle de redes sociais contra os crimes digitais dizendo que vai acabar a liberdade, que é censura, que ninguém pode mais cometer crimes e por aí vai. Portanto a bancada evangélica não quer se controle pedofilia nas redes sociais, não quer controle de grupos neonazistas, não quer que seja controlado grupos tramando mortes de crianças, não quer controlar o trafego de drogas e de armas e não quer o controle de tudo de mal que a internet tem. Dizem que controlar estas atividades é censura. Então eu digo que devemos censurar tudo o que for contra a lei. Crime é crime na vida real ou nas redes sociais.

GRUPOS NO DISCORD
O Fantástico da Rede Globo apresentou matérias sobre APP de mensagens que aliciam menores para crime. Grupos do Discord cometem e divulgam violência extrema, com crianças entre doze e quinze anos se despindo, nuas e se mutilando e absurdos. É censura proibir estes grupos de mensagens? E se for uma filha de algum leitor desta coluna? Considera censura proibir ou é a favor de proibir crimes? Inclusive um dos administradores foi preso no estado de MG. Nada tem haver com censura e sim combater e proibir crimes na internet.

“GUERRA SANTA”
Do outro lado mundo, o ditador de direita na Rússia, diz que está “em guerra santa” com os Estados Unidos e a Europa. Como ficou sem sentido e totalmente desgastado colocar a religião em política. Vimos que se alguém falar em nome de Deus, se ajoelhar e for ator como se estivesse rezando, as massas possuem lavagem cerebral e se enganam. Falou em Deus, em guerra santa, ir a igreja que pode fazer o que quiser. Valor lembrar que um dos mandamentos de Deus é “não colocar o nome de Deus em vão”. Hoje infelizmente Deus é sinônimo para cometer crimes. “Pai, estamos num mundo perdido”.

RITA LEE
Convivi com esta extraordinária artista e suas músicas diferentes e cativantes. Músicas que pude usufruir naquela época e não as músicas atuais. Claro que é meu ponto de vista. O tempo passa e somente ficam as lembranças, as boas lembranças de um passado imediato e de muito proveito.

TUBOS
O que está acontecendo? Estranhei esta semana com um caminhão descarregando tubos aqui na rua onde resido em diversos pontos. Será que acontecerá de trocarem a tubulação? Será que o prefeito está arrumando “quietamente” a tubulação e ruas? Prefeito: precisa divulgar.

FALTA DIVULGAÇÃO
Este é um ponto importante. O prefeito das redes sociais. Lembramos que Navegantes tem população de baixa renda e ainda não está tão avançado quanto à internet e redes sociais. E quando tem, colocaram “alguns pilas” de crédito. Eu fico sabendo das coisas que estão acontecendo pela Câmara dos Vereadores e também circulando pela cidade. Existe secretaria de Comunicação na prefeitura para divulgar os feitos em jornais para o povo ficar por dentro do que está acontecendo de obras? Ou não querem que o povo fique sabendo?

MAIO AMARELO
O que está acontecendo com os motoristas? No último final de semana, vimos em noticiário que no Estado tivemos alguns acidentes que motociclistas bateram em postes e até carros e morreram. A culpa será do poste porque não saíram da frente? Culpa dos postes…. As motos e demais veículos são facilitar a vida das pessoas e não como está acontecendo. Sinceramente, não sei como conseguem bater em postes e esta é uma cena recorrente. Moto é algo viciante e gostoso. Mas não podemos exceder os limites de vias para podermos usufruir esta delicia de “andar de moto” por muito tempo, como faço há mais de quarenta anos. Não corra, não mate e não morra.

IMPERÍCIA OU “BARBEIROS”
Um grande problema de quem anda de moto é o excesso de velocidade porque a moto ganha velocidade muito rápido e a falta de atenção não permite parar tão rápido. No último final de semana motociclista bateu na traseira de um caminhão em movimento na BR 101 em Balneário Camboriú e o segundo “se arrebentou nos destroços”. Se estivessem dentro dos limites que a Lei recomenda, o final poderia ser diferente. O final dos dois? Fim.

MAIO AMARELO EM NAVEGANTES
Em Navegantes precisamos de mais fiscalização. Os “cachorros loucos”, entregadores te passam pela esquerda, pela direita, cortam a frente, ultrapassam perigosamente em faixa dupla dentro das vias do município e se pudessem passaria sobre a gente. Vamos fiscalizar? Segurança é dever de todos.

LU BITTENCOURT “MAIO LARANJA”
Gostaria que todos refletissem sobre as palavras da vereadora Lu Bittencourt (PL) na sessão da segunda feira (08/05/203) em que comenta sobre a estatística do que acontece sobre a proteção a infância. Precisamos falar sempre em proteger nossas crianças e vemos como elas são indefesas. Terrível exemplo o que aconteceu em Blumenau, mas todos os dias crianças têm seus direitos violados. Como psicóloga, tem tido uma luta a favor das crianças. É obrigação de todos nós protegermos as crianças principalmente entre um a cinco anos, que são menos protegidas e alvo de irracionais.

REDE SOCIAL
A vereadora também comentou sobre o absurdo de vídeos sobre crianças violadas nas redes sociais. Voltamos ao início desta coluna: proibir a divulgação destes vídeos de abuso a crianças é censura? É crime e crime precisa ser combatido e quem acha que é censura é porque é compactuador e cúmplice destes atos. Tudo que é crime na vida real é e deverá ser crime nas redes sociais também. O direito de expressão vai até onde se torna crime.

STF
Parabenizo os membros do Superior Tribunal Federal, quando “cutucados” a se posicionarem em favor de famílias, de liberdade de expressão separando do é crime cometido. Vamos lembrar que cabe ao Legislativo Federal (Câmara e Senado) legislarem sobre leis, mas que nos últimos anos são omissos e fogem a sua responsabilidade, deixando a instancia superior de nossa justiça com esta obrigação de guardar a Constituição e “cortar” os crimes cometidos. Infelizmente as redes sociais acham que o Brasil é sem Lei e que podem tudo. Aqui não, aqui tem Leis e elas precisam ser cumpridas para o bem-estar de todos. Infelizmente estas empresas em vez de colaborarem para que possamos ter redes sociais possíveis de famílias usarem e utilizarmos para informação, direcionam pelo lucro e pelo lado escuro das leis e partem para desinformação e encobrem crimes como o Discord.

CHEGARAM PELO PORTO DE NAVEGANTES
Dois caças gripen F-39 foram descarregados pela Portonave – Porto de Navegantes, em Santa Catarina, na sexta-feira (5). As aeronaves embarcaram pelo Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio Holandês MV Mitiq, do armador Spliethoff. Esta é a quarta operação de descarga de aeronaves realizada pelo Terminal. Com estas aeronaves, somam-se sete aeronaves desembarcadas pela Portonave, sendo o primeiro em 2020 e quatro em 2022.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros