Já para o ramo da vistoria veicular os veículos usados mantém queda
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo no mês de fevereiro de 2023.
Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, encerraram o mês de fevereiro com 11.980 unidades licenciadas, enquanto em janeiro de 2022 foram 12.189. Estes dados revelam uma queda de 1,71% nas vendas. Quando comparado a fevereiro do ano anterior, o setor registrou crescimento de 5,99%.
Porém, segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Regional da Fenabrave-SC, as vendas diárias de fevereiro tiveram um aumento de 20,2% em relação a janeiro. Em fevereiro tivemos apenas 18 dias úteis de vendas com média diária de 666 unidades vendidas, enquanto em janeiro foram 554 unidades vendidas por dia.
“Quando comparadas as vendas do primeiro bimestre de 2023 em relação aos dois primeiros meses de 2022 observa-se um aumento de 10,18% nas vendas e isso está relacionado ao fato de que no ano passado estávamos no auge da crise da falta de componentes nas montadoras” comentou Breitkopf.
Ricardo Mafra, empresário do ramo de vistoria veicular em Navegantes. Falou ao Jornal nos Bairros que após as eleições as vistorias de veículos usados no município e no estado de Santa Catarina nos meses de janeiro e fevereiro diminuíram bastante para todas Ecvs. “As empresas de vistorias da região chegaram a se reunir a pouco tempo atrás e a principal reclamação dos empresários foi a alta das taxas que estão dificultando o mercado”, finaliza o empresário.
Ricardo Mafra
A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 5.793.449 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.193.914 (Fonte: Detran SC).