fbpx

LIVE SOBRE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA (26)

maio laranja

A Câmara Municipal de Navegantes promove um debate online – live – nesta quarta-feira (26/05), às 19 horas, sobre o tema “Maio Laranja”, para explanar sobre o que é, como reconhecer e denunciar casos de abuso sexual, sobre as ações relacionadas ao mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes desenvolvidas em Navegantes e o impacto dessas atividades na sociedade.

Os dez vereadores foram convidados a participar do evento, a ser comandado pela vereadora Lú Bittencourt (PL), psicóloga por formação e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social do Poder Legislativo Municipal. A live terá ainda a participação especial da Delegada da Comarca de Navegantes, Patrícia Burin, e da coordenadora do Conselho Tutelar, Naiara Pivatto Fagundes Cardoso.

“Este evento marca mais uma das diversas ações relacionadas ao Maio Laranja e servirá para o poder público prestar contas das atividades desenvolvidas. E, também, para destacar a importância da conscientização acerca deste tema e divulgar que qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima em canais como o Disque 100, por exemplo. Participe do debate, prestigie e ajude a divulgar as ações do Maio Laranja”, convida a vereadora Lú Bittencourt.

Entenda o Maio Laranja

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído no Brasil pela Lei Federal nº 9.970/2000 como uma conquista pelos direitos humanos de crianças e adolescentes do país.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, uma menina chamada Araceli Cabrera Crespo, de oito anos de idade, desapareceu para nunca mais ser vista com vida. Dias depois, seu corpo foi encontrado em um terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Araceli foi espancada, estuprada, drogada, morta e seu corpo foi desfigurado com ácido. Esta é uma data importante que, apesar da história trágica, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira e marca a luta pelo combate à violência contra crianças e adolescentes, para evitar que casos como esse voltem a se repetir.

Por isso, falar sobre esse assunto é primordial para que exista coragem de denunciar, coragem de compartilhar histórias e para construirmos um mundo mais seguro. Então, se você conhece algum caso de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, não perca tempo, denuncie.

Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar de forma identificada ou anônima através dos canais a seguir: Aplicativo Direitos Humanos Brasil – Android e IOS; Conselho Tutelar; Disque 100; Ministério Público; Ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Polícia Civil de Santa Catarina – 181 (Disque Denúncia); WhatsApp – Para receber atendimento ou denunciar, basta enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros