fbpx

COLUNA: RUA ALBERTO WERNER

A rua Alberto Werner vai completar 100 anos em 2025. Crédito: Prefeitura de Itajaí

A quase centenária rua foi aberta em 1925, quando o bairro Vila Operária começou a ser planejado. A via foi uma das primeiras do bairro que se chamava Vila Operária Pereira Oliveira. Seu patrono, o comerciante Alberto Pedro Werner, vendeu suas terras para a construção da vila operária e por esse motivo recebeu a homenagem.

Rua Alberto Werner em 1925 com as casas dos operários ao fundo. Crédito: Arquivo Público de Itajaí. 

Alberto Pedro Werner nasceu em Itajaí no dia 27 de janeiro de 1870. Ele era filho do casal de imigrantes alemães, Peter Werner e Anna Margaretha Mischels. Alberto começou a vida como condutor de tropas e depois seguiu carreira de comerciante. Ele chegou a ter um açougue no Mercado Público de Itajaí.

Alberto Werner em frente de sua residência, no bairro Carvalho, em 1930. Ao fundo morro da Araponga. Crédito: Arquivo Público de Itajaí. 

Werner entrou na política em 1926, quando se candidatou a vaga de conselheiro municipal (atual cargo de vereador). Com a Revolução de 1930 e adepto ao governo de Getúlio Vargas, foi nomeado prefeito de Itajaí no lugar do português Adholfo Germano de Andrade. 

O comerciante morreu em sua casa, no bairro Carvalho, em dezembro de 1939. Crédito: Arquivo Público de Itajaí. 

Na Prefeitura de Itajaí, Alberto Werner fez uma administração discreta, já que o período após o golpe de estado não permitiu grandes investimentos e também pelo pouco tempo. Ele exerceu o cargo de prefeito por apenas um ano.  

Além de comerciante, Alberto Werner foi prefeito de Itajaí na década de 1930. Crédito: Arquivo Público de Itajaí.
Além de comerciante, Alberto Werner foi prefeito de Itajaí na década de 1930. Crédito: Arquivo Público de Itajaí.

Alberto Pedro Werner morava no bairro Carvalho, onde tinha uma fazenda e uma olaria. Ele faleceu na sua casa no dia 1º de dezembro de 1939, uma sexta-feira, às 19h30. O ex-prefeito de Itajaí sofria de nefrite (doença crônica nos rins). Ele era casado com Ambrosina Leite e deixou 13 filhos.    


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros