fbpx

SAÚDE DE NAVEGANTES COMEÇA A SER REPAGINADA

Médicos nos postos e ampliação de horário até às 23h, Dr. Pablo está colocando a casa em ordem.

Dr. Pablo Sebastian Velho, médico infectologista efetivo há 11 anos no município, está há nove meses frente à Secretaria da Saúde de Navegantes. Logo que assumiu, precisou colocar a casa em ordem, organizando a parte administrativa, que é por onde inicia qualquer serviço ofertado à população.

Com os protocolos acertados, veio o trabalho estrutural, como a melhoria das unidades de saúde e a ampliação dos serviços, com destaque para a extensão de horário das unidades de maior demanda do município até às 23 horas, favorecendo trabalhadores que não podiam se deslocar para consultas em horário de serviço. Melhorou índices de vacinação, regularizou a contratação de médicos – sendo que hoje não falta médico nas unidades básicas de saúde. E o trabalho não para por aí. O secretário acredita que o resgate da dignidade dos servidores é fundamental para o sucesso das políticas de saúde.

Mais do que a reforma estrutural, queremos fortalecer e valorizar as equipes de trabalho, de forma que, sentindo-se estimuladas, acolham de maneira ainda mais humanizada a população de Navegantes. É cuidar de quem cuida!”.

Pablo Sebastian Velho

Confira a entrevista na íntegra:

JORNAL NOS BAIRROS: NESSES NOVE MESES À FRENTE DA SECRETARIA DA SAÚDE, QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS AVANÇOS?

Dr. Pablo: O primeiro ponto a avançar foi ajustar a parte administrativa. É importante esclarecer que qualquer consulta, exame, cirurgia, transporte, medicamento, todos passam pela gestão da secretaria. Fizemos então protocolos para favorecer o acesso da população aos diferentes serviços da saúde, focados inicialmente no setor de regulação e posteriormente com disseminação para as unidades de saúde. Depois que colocamos ordem na casa, foi possível aumentar expressivamente a oferta de serviços, tanto no que se refere às consultas especializadas, exames complementares e unidades básicas de saúde. Os quadros de servidores que não puderam ser fortalecidos por meio de concurso público foram complementados através de empresas contratadas por meio de processo licitatório.

Assim, foi possível alocar os recursos de maneira estruturada para que todas as unidades básicas tenham suas equipes adequadas ao tamanho da população atendida, bem como superamos a marca de 20 especialidades médicas atendidas dentro do município. Os recursos provenientes do Ministério da Saúde que encontramos no início da gestão eram semelhantes a municípios de 30 mil habitantes!

Jornal nos Bairros de Navegantes

Somente com essa organização administrativa, fomos capazes de incrementar os recursos e finalmente criar uma série histórica de procedimentos, para que daqui em diante Navegantes receba valores compatíveis com sua população real. Sem dúvida, o avanço mais robusto se deu sobre os números de vacinação.

Atrelado ao Plano de Governo da administração do prefeito Liba, em parceria com a secretaria de Educação, estabelecemos a normativa de que toda matrícula e rematrícula escolar deve ter a apresentação da carteira de vacinação atualizada, o que impulsionou fortemente os índices de imunização. Passamos de patinho feio da região para referência estadual no incremento de crianças vacinadas.

JB: QUAIS OS PROJETOS E DEMANDAS PRIORITÁRIAS PARA ESSE ANO?

Dr. Pablo: Iniciamos o ano com foco em três ações prioritárias: saúde do trabalhador, saúde mental e saúde materno-infantil. Primeiro: Reconhecendo a importância da população trabalhadora de nosso município, estamos progredindo quatro unidades básicas de saúde para o horário estendido, ou seja, funcionam sem interrupção das 8h às 23h. As unidades que dispõem dessa estratégia são: UBS Central, UBS São Paulo e UBS Meia Praia, além da UBS Machados.

Essas unidades terão atendimento médico e de enfermagem de demanda livre. Além disso, também passa a ser ofertado no terceiro turno o atendimento odontológico nas UBS Central e UBS Machados. Flexibilizando os horários de atendimento, aquele trabalhador que não conseguia acessar a unidade de saúde passa agora a contar com esse serviço! Segundo: A saúde mental já se encontra em processo de reconhecimento das necessidades, de forma a aprimorar essa assistência tão necessária aos usuários do SUS.

Um grupo de trabalho iniciou a avaliação em conjunto com os servidores do CAPS, de modo que projetamos, para o segundo semestre, outra unidade que possa acolher essas demandas: um ambulatório de saúde mental. Aproveitando o espaço do terceiro turno, vamos trazer profissionais da psicologia para promover o andamento das filas de espera para essa especialidade.

Quanto à saúde materno-infantil, já é conhecido o expressivo número de nascimentos em nosso hospital, chegando próximo a 140 partos ao mês. Isso implica em atenção integral à saúde da mulher, motivo pelo qual fizemos a parceria com o SESC, cuja carreta da saúde, instalada ao lado da UBS Verde Mar, está agilizando a realização de exames de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero. Estamos trabalhando para que no segundo semestre tenhamos um espaço seguro e facilitado para a compreensão e o cuidado dessa população.

JB: COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS PARA ATENDER AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE?

Dr. Pablo: Os contratos para médicos, tanto em unidades de saúde, quanto especialistas, já foram renovados e seguem normalmente. Assim, não faltam médicos nas unidades de saúde! Nossa ação, a partir de agora, é reconhecer as áreas que já foram atendidas e buscar alternativas para as condições que ainda precisam de atenção, incluindo aí o aumento de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais no CIS, como a vasectomia, por exemplo.

“Passamos de patinho feio da região para referência estadual no incremento de crianças vacinadas”

JB: HÁ ALGUMA PREVISÃO PARA COLOCAR UMA VACINADORA DA UBS VERDE MAR?

Dr. Pablo: Infelizmente, o quantitativo de vacinadoras que encontramos em nosso município era muito inferior à demanda por imunização. Fizemos contratação por meio de empresa licitada para serviços de enfermagem, mesmo assim, esbarramos na dificuldade de encontrar profissionais devidamente habilitados, pois o Estado exige uma capacitação específica para a atuação em sala de vacina que somente ele fornece!

Passado o período de férias de alguns servidores, o setor de vigilância epidemiológica está planejando as ações já anunciadas pela Ministra da Saúde, que apontou campanhas de vacinação ao longo do ano. Serão anunciadas as datas em que teremos unidades abertas aos sábados para estimular ainda mais a vacinação.

JB: QUAIS OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES?

Dr. Pablo: Os investimentos, inicialmente, se concentraram nas equipes de trabalho. A procura pelo pronto socorro do hospital é grande, como já é percebido pela população. Nos meses de verão, são superados 8 mil atendimentos no setor por mês. Esse volume de atendimentos, associado aos partos, nos apontou a necessidade de aumentar as equipes, inclusive com contratação de mais profissionais médicos.

O próximo e fundamental passo é a reforma e ampliação do centro cirúrgico. Houve uma dificuldade inicial para identificar, entre diversos projetos deixados pelas gestões anteriores, algum que atendesse os regulamentos de vigilância sanitária. Como esses projetos não são viáveis, foi necessário reavaliar toda a estrutura da unidade, tendo em vista o tempo em que a obra ficou parada e as reformas que foram promovidas no piso térreo.

Com a finalização do projeto, o mesmo será encaminhado para processo licitatório, para a condução da reforma e ampliação. Também estamos trabalhando, em parceria com a Secretária Estadual de Saúde, Carmem Zanotto, para que possamos dar celeridade às cirurgias eletivas. Entendendo a competência do Hospital Marieta, em Itajaí, os procedimentos de maior complexidade, queremos trazer para o município, dentro de sua capacidade operacional, os procedimentos de média complexidade. Essa boa relação estabelecida com gestão estadual vai trazer muitos bons frutos para a população.

JB: QUAIS AS CONDIÇÕES DAS UNIDADES DE SAÚDE ASSIM QUE O SENHOR ASSUMIU?

Dr. Pablo: Encontramos muitas unidades com necessidades de reforma e ampliação. Sem dúvida, a entrega da nova unidade do CEFIR é um marco dessa gestão, resgatando a ambiência, o acolhimento e a acessibilidade, aumentando as especialidades ofertadas e trazendo de volta a hidroterapia.

Destacamos também a reforma da UBS Escalvados e da UBS Gravatá, que serão entregues no mês de fevereiro. São unidades importantes para atender seus respectivos territórios. Encontram-se em andamento outras reformas, como UBS Porto das Balsas, UBS São Pedro e UBS Pedreiras.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros