fbpx

ITAJAÍ SERÁ A ÚNICA PARADA NA AMÉRICA LATINA DA OCEAN RACE 

ocean race

Desde a edição 2011/2012, Itajaí passou a ser a Host City em uma das escalas mundiais da Fórmula 1 dos mares.

A maior prova náutica do planeta retorna pela 4ª vez a Itajaí. A cidade já é considerada polo náutico do Brasil e passa a se consolidar também como parada oficial da The Ocean Race por mais uma edição consecutiva.

Neste domingo, dia 15 de janeiro, iniciam as atividades da edição 2023 em Alicante, na Espanha.  Antes de chegarem a Itajaí, os competidores farão mais duas paradas, em Cabo Verde e Cape Town. Ao todo, serão sete pernas, em  uma distância de 31.300 milhas náuticas (ou 57.968 quilômetros).

Competidores da maior regata transoceânica do mundo devem chegar ao litoral catarinense a partir do dia 1º de abril.

50 anos: A corrida mais desafiadora do planeta

Considerada a Fórmula 1 dos Mares, a prova acontece a cada três anos, desde 1973. Os velejadores passam por uma competição com condições naturais extremas, cruzando os cinco continentes e atravessando os oceanos Atlântico, Índico, Pacífico, bem como as inóspitas profundezas geladas do Oceano Antártico. Esse ano a rota começa e termina no Mediterrâneo.

Cada largada e chegada da The Ocean Race é realizada em uma cidade internacional líder. Já as escalas acontecem nas cidades-sede, onde as equipes descansam e os barcos passam por manutenção de possíveis avarias encontradas pelo caminho. 

As cidades anfitriãs também se preparam para realizar um festival com cerca de duas semanas para integrar o evento à comunidade local, cumprindo o propósito de conscientizar sobre a preservação dos mares. Durante as escalas, as equipes participam de uma regata costeira na cidade anfitriã.

Antes de chegarem a Itajaí, os competidores farão mais duas paradas, em Cabo Verde e Cape Town

Perna 3 chegando até Itajaí

A etapa mais desafiadora da The Ocean Race 2023 está entre a Cidade do Cabo e Itajaí. A frota de velejadores vai percorrer um caminho insano de mais de 23.000 quilômetros, a perna mais longa da história da prova! É estimado que os barcos levem cerca de 34 dias para percorrer a Perna 3, onde os velejadores vão encarar o Oceano Antártico, o mais selvagem do mundo.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros