fbpx

COLUNA – POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

Neste ultimo final de semana tivemos a festa da democracia, eleições tranqüilas e democráticas por todo o Brasil como deveria ser. Parabenizo o Ministro do TSE Alexandre de Moraes e toda sua equipe e todos os TREs estaduais pela excelente condução. Meu conceito de urna eletrônica é que ela é orgulho do Brasil, anti-fraudes e o resultado em menos de cinco horas enquanto outras democracias levam dias ou semanas, como também acontecia aqui no Brasil antes do nosso orgulho das urnas eletrônicas.

“TSUNAMI”
Um breve relato sobre as eleições demonstram que foi ratificada a onda bolsonarista de 2018, com menor “tsunami”, mas ainda muito forte, elegendo quem estava “encostado” no presidente Bolsonaro. Claramente o mapa do Brasil ficou bem dividido novamente em ideologia política, como acontecia na época do PSDB: região nordeste é reduto de partidos com ideologias do PT.

PÁRAQUEDISTA
Tarcisio de Freitas não queria ser candidato ao governo do Estado de São Paulo, mas a pedido do presidente aceitou o desafio e para mim foi surpreendente a votação que conseguiu num estado que foi dominado politicamente pelo PSDB há quase três décadas. Apesar de cair de “paraquedas” que nem conhecia a seção onde votava e memes de que se soltasse ele no vale do Anhangabaú ele não conseguia chegar em casa, iria perguntar como chega na “Gávea”, muita zoação. Mas falando sério não o conheço, mas as informações que tenho dos vereadores aqui de Navegantes sempre foi uma pessoa atenciosa e tentava resolver os problemas que eram pedidos. Uma pessoa técnica e que “abocanhou” grande parte do eleitorado do PSDB. Vai para segundo turno com o candidato do PT, Haddad e vamos ver o que vai acontecer neste segundo tempo, na política conhecido como segundo turno.

PSDB
O PSDB fez convenção interna para escolher o candidato, muito puxa tapete, “derrubaram” o Dória e muitos problemas internos, dizimou o PSDB em nível estadual e também federal. Vai ter a chance de disputar o segundo turno no Rio Grande do Sul com o Leite, entrando em segundo “na bacia das almas” com percentual baixíssimo do terceiro colocado. Poderá ser “a pá de cal” no PSDB se o Leite “for derramado”.

SÉRGIO MORO
Apesar de muitas trapalhadas e querer ser candidato a presidente pelo Podemos, deixar sem muito explicar o partido e entrar no União Brasil, ser “escanteado” pelo novo partido político, tentou ser candidato ao senado por São Paulo mas ter indeferido sua candidatura, somente restou entrar pelo Estado do Paraná indo contra seu padrinho do Podemos, Álvaro Dias. Na abertura das urnas, conseguiu se eleger como senador pelo Paraná, ou seja, tem oito anos garantidos no senado.

SENADORES
Vale destacar que o presidente Bolsonaro conseguiu eleger diversos senadores que eram seus Ministros, como o “Astronauta” em São Paulo que mandou para o espaço candidatos mais conhecidos e o presidente conseguiu eleger duas mulheres em Brasília e Mato Grosso do Sul além de outros, mostrando ter bastante apoio através de votos da urna eletrônica.

E NO BRASIL
Em nível Brasil, como comentei acima, o Brasil continua dividido politicamente como antigamente. A região nordeste é muito forte o PT e que conseguiu elevar e deixar o ex-presidente Lula com mais de seis milhões de votos válidos a frente, ganhando o primeiro turno (48,43% pró Lula contra 4,2% Bolsonaro). Segundo turno é outro “jogo”, mas normalmente quem entra em vantagem tem mais chances, mas somente o voto nas urnas é que decidem. Agora os debates vão ser “face to face”, cara a cara e vamos ver quem tem “mais café no bule”.

PADRE FAKE
Foi um espetáculo de comédia e circo no ultimo debate na Rede Globo com o padre fake que é um absurdo o que ele disse. Ele é contra fieis que se dizem de esquerda. Padre cuida de fiéis independente de ideologia política. Nota da CNBB “É motivo de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de fake News que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia. A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”. Padres não participam como candidatos. Aliás, a CNBB não tem registro deste padre fake. Ele está registrado no Peru e auto se denominou de padre. Interessante às intervenções da candidata Soraya e também do ex-presidente Lula chamando de padre fake.

RELIGIÃO X POLÍTICA
Minha opinião é que padres e pastores precisam cuidar de “seu rebanho” e não entrar na política e o pior, sendo suspeitos de corrupção. Pastores e padres deveriam ser pessoas especiais para cuidar de almas e não de dinheiro e poder.

CIRO GOMES
Foi terrível esta eleição para Ciro Gomes. Ficou com 3,04% dos votos e sendo ultrapassado por Simone Tebet. Ciro precisa se reciclar ou já deu para ele como candidato a presidente. Esta eleição perdeu também no Estado do Ceará, seu trunfo em eleições passadas e seu modelo de gestão. Só restou ao PDT apoiar a candidatura do PT e Ciro Gomes, apesar de criticar duramente o Lula, agora o apoia. Política é assim. Fala mal e depois ficam tudo “amiguinho”.

SANTA CATARINA
Já em Santa Catarina tivemos surpresas. Primeiro o presidente Bolsonaro continua forte e conseguiu 62% dos votos mostrando sua força contra 29% do candidato e ex-presidente Lula. Mas como havida comentado este ano nesta coluna, ter quatro candidatos a Governador arrastando asa para o presidente Bolsonaro iria dividir e daria chances para não bolsonarista entrar. Foi o que aconteceu.
Décio Lima do PT conseguiu 17,4% e conseguiu uma vaga no segundo turno deixando Moises, Gean Loureiro e Amin de fora. Vale ressaltar que o percentual conseguido por Jorginho Melo foi 38% mais que o dobro do segundo lugar. Agora no segundo turno é outra eleição, mas já entra com uma vantagem enorme e vai ser difícil de perder. Jorginho Melo pode fazer o possível, mas não tem como perder e creio que deverá agregar os votos de outros três candidatos e deverá chegar ao índice que o presidente conseguir, acima de sessenta por vento.

NÃO DEU DE NOVO
Vale ressaltar também que Raimundo Colombo perdeu pela segunda vez a eleição para senado. Precisa repensar suas estratégias futuras. Também vale mencionar o senador e ex-governador Amin que ficou bem longe do segundo turno ao governo do Estado. Aliás, a família Amin não elegeu a esposa e nem o filho. Horizontes vislumbram mudanças. O PP não conseguiu nenhum deputado federal em SC e 03 (de 40 cadeiras no Estado). A onda elegeu candidatos e candidatas do PL e pouco eleitos de partidos satélites do bolsonarismo.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros