fbpx

COLUNA: POLITICA EM PAUTA

Lauro Scheel

VEREADOR MIRIM

A Câmara Municipal de Vereadores de Navegantes, por meio do Programa Vereador Mirim, tem a proposta de promover a interação entre a Câmara Municipal e a Escola para que o estudante compreenda o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive. Ao exercer a cidadania, os vereadores mirins aprendem na prática como funciona a Câmara Municipal, vivenciam como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade. Saberá distinguir as funções entre executivo e legislativo, que o povo em geral erra. Dessa forma, contribuem para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Os vereadores mirins são multiplicadores das experiências e que esperamos consigam sensibilizar os jovens para que em próximas legislaturas mirins e queira em eleições municipais possam contribuir com a política pelo menos aqui de nossa cidade e saber distinguir entre político bom e político “enrolador”.

DIA 06/07
Os vereadores mirins estiveram na última quarta feira dia 06/07 na Prefeitura Municipal de Navegantes para visitarem algumas repartições públicas. Os vereadores mirins foram recepcionados pelo prefeito no gabinete e conversaram sobre questões envolvendo melhorias da nossa cidade, curiosidades, desafios e projetos. Na primeira sessão fizeram muitas indicações sobre melhorias que somente as crianças conseguem ver.

SESSÃO ORDINÁRIA
No dia 28 de junho (terça-feira) ocorreu a Primeira Sessão Ordinária da Legislatura 2022 da Câmara Mirim. Os vereadores mirins aprovaram quinze indicações e uma moção de aplausos e reconhecimento. O aluno Gabriel Correa da Silva, da Escola Municipal Professor Badia de Faria, fez uso da tribuna para apresentar a escola, seus projetos e suas ações. A vereadora mirim Ana Clara Ataíde de Aquino e o vereador Kauan Manarin Zeverino fizeram uso da tribuna sobre a doação de sangue e a questão ambiental, temas amplamente abordados no nosso município no mês de junho. A segunda sessão ordinária está agendada para o dia 20 de julho, às 15h30 minutos e que terá transmissão ao vivo pelo site oficial da Câmara de Vereadores e pelas redes sociais da Câmara.

AUDIÊNCIA PÚBLICA “LIXO”
Tivemos na ultima sexta feira (01/07) nas dependências da Câmara de Vereadores, Audiência Pública da Prefeitura de Navegantes sobre recolhimentos de resíduos sólidos popularmente chamado de Audiência do Lixo. Lamentável que o povo aqui em navegantes não esteve presentes, apenas chamados “gatos pingados”. Foram recebidos via site da prefeitura questionamento e sugestões. O povo não participa, mas sabe reclamar. O projeto para a licitação da próxima empresa terá muitos desafios, como ecopontos, recolhimento de lixo separado e apóia a Associação que recolhem lixo reciclável. A tarifa inicial será o mesmo atual, podendo ser reduzido. Está previsto contrato de trinta anos sem renovação e é um tempo longo, porém a longevidade do contrato permite amortizações nos investimentos e menos onerar os contribuintes.

PLANO DIRETOR
Na última terça feira (05/07) tivemos audiência publica para tratar do plano diretor nas dependências do salão da igreja matriz. Contei aproximadamente cem pessoas, mas muitos eram funcionários da prefeitura. Importante o levantamento e exposição feita sobre as oficinas e levantamentos técnicos. O que posso destacar é que a restinga tem apoio da população como meio de evitar problemas com as marés e total apoio para ser preservada. Outro ponto importante que é os chamados “turistas” e/ou “veranistas” tem sugestão de mais ciclovias. Ai faço um comentário que precisamos sim de ciclovias principalmente porque Navegantes é plana mas as ciclovias precisam ser um pouco mais largas. Hoje em diversos pontos não passam duas bicicletas. E os moradores reclamam que precisamos de transporte coletivo. Particularmente acho que uma boa bicicleta resolve.

PRÉDIOS ALTOS?
Uma preocupação é a zona de sombreamento na praia. Pelo que vi na explanação, a população não quer prédios altos beira mar, como acontece com Balneário Camboriu. Já a partir da segunda quadra não tem muitas restrições.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA
Comentou-se que a prefeitura tem meios de onerar imóveis que estão para especulação e ainda que Navegantes possui muitas áreas com pouca densidade demográfica, ou seja, terrenos com pouca área construída. Sugiro aos navegantinos verificarem o que foi exposto na audiência em vídeo que estará à disposição no site da prefeitura.

CRESCIMENTO A VISTA
Gosto sempre de repetir as palavras do ex-deputado Federal João Matos, quando da inauguração a muitos anos da Junta Comercial que disse: “Navegantes quem te viu e quem te vê”. Assombroso o crescimento de nossa cidade. Posso ratificar as palavras do amigo João Matos. Moro a trinta e três anos aqui e vi o que mudou e tenho a visão que o “boom” ainda não terminou, aliás, deve elevar a novo patamar. Hoje o preço de terrenos está desanimador. Fica mais fácil e mais barato comprar uma casa geminada ou um apto do que adquirir um terreno. Claro que depende da localização aqui na cidade. Sou grato de ter o que tenho e que hoje seria muito difícil adquirir.

QUEM APOIAR?
Vamos lembrar que além de votarmos para presidente, votaremos em outubro para governador, um senador e deputado federal e estadual. A especulação é será que dará certo os investimentos nos municípios catarinenses do atual governador? A principio muitos prefeitos tem demonstrado apoio ao atual governador, que para mim mostrou-se positivo ao assumir o término do trecho de Navegantes da BR 470. Segundo a coluna do JC, está comentando que nosso prefeito Liba “deverá apoiar o atual governador na reeleição. Segundo JC Liba estava com o dez do Republicanos no peito no evento da sigla de pré-lançamento do governador em São José”.

WANCARLOS
Já o vice prefeito de Navegantes, Wancarlos está apoiando Gean Loureiro para o governo e Wancarlos deverá ser candidato a estadual. Conversando tempos atrás, comentou que é pré-candidato. Wancarlos é conhecido no meio militar principalmente porque era Bombeiro e tem ótimo relacionamento com as classes. E vamos lembrar que precisamos olhar com atenção e bons olhos a candidato aqui de Navegantes. É uma ótima opção caso seja candidato na convenção partidária.

BRASIL NÃO TEM LEI
É triste, mas é verdade. A Lei só serve para interesses. Quando não interessa, decretam sigilo de cem anos ou mudam a lei mais rápido do que aprovam um crediário no comércio. A constituição é a Lei Máxima de um país, mas aqui no Brasil dá-se um jeito de mudar em menos de uma semana. Refiro-me a PEC Kamizaze também conhecida como PEC da compra de votos, PEC de medo do Lula e por ai vai. Vamos lembrar que existem Leis que deveriam ser obedecidas. Existe a Lei Eleitoral que proíbe justamente o que estão fazendo lá em Brasília. Existe a Lei da contrapartida dos recursos. Se tem uma despesa precisa ter uma entrada de recursos ou diminuição de gastos. Vemos nesta legislatura federal que o presidente é contra tudo que é correto inclusive a Lei.

CRISE
Vamos lembrar que tudo que a PEC está incluindo, não é emergencial somente agora. O que estão fazendo é burlar a Lei ou chamado jeitinho brasileiro de driblar a lei. A idéia é que se a Constituição diz, vamos mudar a Constituição para nos previlegiar. A situação que a PEC propões já deveria ser feita meses atrás, não agora. Agora caracteriza eleitoral porque vale até o final deste ano, somente neste período eleitoral. E ano que vem? O pessoal sem este beneficio vai sobreviver como? O que uma família pode fazer mesmo com seiscentos reais? E o vale caminhoneiro? O que é um mil reais de ajuda? Só até dezembro? Enquanto o diesel estiver deste jeito, este vale caminhoneiro precisaria estar ativo. E assim os outros itens. O auxilio é bem vindo só que muito tarde e ainda vem fora da lei porque é puramente eleitoral. O povo merece ajuda sempre e não somente em meses antes de eleição.

“CHILIQUE”
O presidente só sabe criticar as urnas que tantas vezes o elegeu, dizer que “meu exercito está comigo” que é mentira porque as forças armadas já disseram que o presidente está de brincadeira e agora vem o pacote de bondades desrespeitando a lei eleitoral para ver se consegue crescer. Hoje a pessoa que mais acredita nas pesquisas é o presidente Bolsonaro, porque está no desespero e em diversas vezes já teve chilique dizendo que talvez não participe como candidato. Se o pacote “compra voto” não der certo, é melhor desistir do que perder no primeiro turno de lavada, como estão as pesquisas hoje. É uma saída menos humilhante. Vamos aguardar os acontecimentos e ver se o “pacote de bondades, kamicaze, de compra de voto” dará certo.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros