Uma nova empresa especializada em serviços médicos e de enfermagem começou a atuar no Município de Itajaí nesta quarta-feira (01). O Instituto Maria Schmitt (IMAS) vai fornecer horas de médicos especialistas em várias áreas, como pediatria, ginecologia e psiquiatria, além de profissionais de enfermagem. O contrato emergencial tem validade de 30 dias e atenderá às demandas da Secretaria de Saúde de Itajaí.
O objetivo da mudança de empresa é aprimorar a qualidade dos serviços ofertados, com ampliação da cobertura médica e manutenção integral dos atendimentos à população, além de proporcionar economia nos gastos públicos.
O Município optou pela não renovação com a empresa anterior, a Pró-Ativo, para realizar modificações no objeto contratual e, desta forma, melhor atender às necessidades das unidades de saúde. Para isso, foi realizado o mapeamento dos locais que necessitam de serviços médicos e de enfermagem, tendo em vista o atual déficit de servidores da área, e será aberto um processo licitatório na modalidade Registro de Preços.
“Anteriormente, a empresa só fornecia horas de médicos clínicos e equipe de enfermagem. Também teremos economia nos gastos e manutenção dos atendimentos à comunidade, já que tivemos inúmeros pedidos de exonerações e até óbitos de servidores nessa pandemia”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.
A nova contratação foi feita por meio da dispensa de licitação 22/2022, com ampla pesquisa de preços, que está disponível na documentação publicada no Portal da Transparência. O contrato com a empresa anterior, a Pró-Ativo, foi encerrado na terça-feira (31).
A nova empresa não terá gestão sobre nenhuma unidade de saúde da cidade, apenas contratará e fornecerá profissionais para realizar o atendimento à população, conforme demanda apontada pela Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, os cidadãos não serão prejudicados neste período de troca da empresa.
“O objetivo dessa mudança é garantir a qualidade dos serviços de saúde e o bom atendimento a toda população de Itajaí, de forma humanizada, universal e equânime, como preconizam as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o secretário Emerson Duarte.
Também está em elaboração o edital de um novo concurso público para contratação de servidores na área da saúde. A previsão da Secretaria é lançar o processo no segundo semestre deste ano.