fbpx

PREFEITURAS DE SC PODEM ADERIR AO ACORDO CIDADES 2030

Prefeitura de Navegantes

No dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h30, a cidade de Florianópolis vai sediar o evento de lançamento do Acordo Cidades 2030, um acordo de cooperação para fomentar a implementação em âmbito local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento é uma realização da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS.

O encontro será realizado no formato híbrido, com limite de 150 pessoas de forma presencial na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, e será transmitido no canal do YouTube da FECAM. As inscrições poderão ser realizadas acessando o site da FECAM.

O objetivo do evento é apresentar as estratégias em prol dos ODS, e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos objetivos globais, acordados pelos países membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil. Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Na ocasião, a FECAM, assinará um Acordo de Cooperação com PCS e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que prevê a realização de diversas ações para apoiar os municípios catarinenses na implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

Prefeituras do estado serão convidadas a aderirem ao PCS, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, e ao Movimento Nacional ODS SC

Ao registrar a adesão, as prefeituras terão acesso gratuito à Plataforma do PCS, onde são disponibilizadas de forma gratuita diversas ferramentas e metodologias para apoiar a implementação da Agenda 2030 e dos ODS, que integram os módulos de Indicadores, Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros. A Carta Compromisso do PCS pode ser acessada neste link: https://www.cidadessustentaveis.org.br/cadastrar-carta-compromisso.

Programação

O evento contará com as presenças do Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Koch, da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, da Prefeita de Francisco Morato/SP e Vice-Presidente de Parceria para a Agenda 2030 e dos ODS da Frente Nacional de Prefeitos e representante da Estratégia ODS, Renata Sene, do Coordenador geral do Movimento Nacional ODS SC, Gilson Zimmerman, da Fernanda Acyoli, representando o LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da USP, e representante do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A programação contemplará a apresentação da Agenda 2030 e dos ODS, do Programa Cidades Sustentáveis e sua plataforma, do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma ferramenta desenvolvida pelo PCS em parceria com a Sustainable Development Solution Network (SDSN), uma rede lançada pelo ex- Secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que cumpre o papel especial no aconselhamento à ONU sobre a implementação dos ODS, do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) e o lançamento do novo módulo da plataforma do PCS e do Guia de Colaborações Acadêmicas – Parcerias entre municípios e instituições de Ensino Superior.

A Prefeita Renata Sene apresentará a sua experiência relacionada à implementação da Agenda 2030 e dos ODS no município de Francisco Morato/SP, que tem sido referência nacional e internacional.

Termo de adesão ao Movimento Nacional ODS SC: https://sc.movimentoods.org.br/como-aderir/

Serviço:

Data: 27 de maio de 2022

Horário: 15h30

Local: Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis – Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis – SC

Benefícios da adesão ao Acordo Cidades 2030

Oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

É também uma oportunidade política, na medida em que amplia o diálogo e a participação da sociedade para a construção conjunta de políticas públicas e de mecanismos de transparência e controle social.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros