fbpx

POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

RECICLE
Está terminando agora começo de maio o contrato da Recicle para recolhimento de lixo. Lembrando que o contrato foi celebrado em 2002 e renovado em 2012. Portanto, teremos ou deveríamos ter nova licitação para a empresa recolher o lixo, podendo ser outra ou a própria Recicle dependendo da participação e das condições do contrato.

PEDIDO AO PREFEITO
Diversas mensagens recebemos para pedir ao Prefeito que prestigie os pequenos comércios e que eles paguem na proporção do lixo que porventura possam produzir. Lembramos que a Recicle, que ora finda o contrato, tem cobrado de pequenos comércios valores não realistas com o porte das empresas principalmente consideradas MEIs ou pequenos escritórios que produzem pouco lixo. Prefeito olhe com carinho os pequenos empreendedores.

IMPOSTO DE RENDA
A Receita Federal prorrogou a entrega da declaração do imposto de renda da pessoa física até 31/05/2022. Lembramos que quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 tem obrigação de entregar a declaração de ajuste anual. Faço uma observação que caso o declarante pessoa física teve em 2021 qualquer valor retido na fonte da empresa onde trabalha, também é obrigado a entregar a declaração de ajuste do imposto de renda, mesmo que o rendimento anual esteja menor que o mencionado acima. Resumo: teve valor retido, precisa entregar. Caso se omita da declaração, além de ter o CPF “com pendências”, terá que regularizar e pagar uma multa mínima de R$ 165,74. Procure um contador de sua confiança para mais detalhes. O leão está faminto!!!

ARMAS
As armas representam coisas ruins se mal usadas. Sou contra o uso de armas por parte da população. Cabe ao Estado a segurança das pessoas. Mesmo quem tem porte de armas, é um perigo se estiver trafegando com ela carregada. Veja o que aconteceu estes dias com o ex Ministro da Educação, Milton Ribeiro, evangélico que usa arma, que tem ela legalmente registrada e cometeu um acidente e a arma disparou no aeroporto. Graças à proteção de Deus, somente alguns estilhaços e ninguém se feriu. Mas com o movimento que tem em aeroportos, mesmo com o porte de armas legal, veja a tragédia que poderia ter acontecido e sem necessidade nenhuma. Vítima podia ser qualquer pessoa inocente que estivesse no local.
Por que pastor evangélico anda armado? Pelo que sei Jesus disse que devemos amar nosso próximo. O ex Ministro “saiu pelas porta dos fundos” com suspeitas de corrupção junto com mais dois pastores, desculpe, bandidos corruptos que pediam propina para liberar ou facilitarem a liberação de recursos no ministério da Educação. Além de corrupção, propensos acidentes.

MOÇÃO AO DELEGADO NORONHA
Quero me associar como cidadão à moção proposta e aprovada na ultima sessão da Câmara de Vereadores de 25/04/2022. Teor da Moção da vereadora Adriana Macarini: Moção de Congratulação ao ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA – Rodrigo Coronha – A Vereadora Adriana Macarini vem congratular e reconhecer o mérito ao Delegado de Polícia Dr. Rodrigo Coronha pelos excelentes serviços prestados como Titular da Delegacia de Polícia Civil de Navegantes desde 05.05.2014 na qual desempenha com verdadeira dedicação e profissionalismo, cumprimentos estes extensivos a toda sua equipe de trabalho.

SALVA VIDAS
É sempre oportuno agradecer o trabalho que executa o Corpo de Bombeiros Milita de Santa Catarina, em especifico a 2ª Companhia do 7º Batalhão com relevantes serviços prestados. Em correspondência a solicitação do Vereador Gabriel dos Anjos, o Comandante João Emilio mostrou em dados que em 2021 e 2022 tivemos 85 salvamentos realizados. E se não tivesse os salva vidas? Também é importante registrar que 240 crianças formadas no Projeto Golfinho. Infelizmente teve duas mortes por afogamentos. Mas o trabalho feito tenta prevenir com as prevenções, com o projeto Golfinho e no fato que acontece com o salvamento. Entrar no mar é um perigo se for de forma irresponsável.

PROCURADORIA DA MULHER
Vale destacar o acontecimento que engrandece a Câmara de Vereadores de Navegantes através da Procuradoria da Mulher, tendo à frente como presidente a vereadora Sol Dapper (União Brasil) o encontro podemos dizer estadual que aconteceu na nossa sede da Câmara de Vereadores.
O curso gratuito para vereadores recebeu vereadores e vereadoras de diversos municípios de nosso Estado de Santa Catarina. O tema foi “A Procuradoria Especial da Mulher nas Câmaras Municipais”.

FEMINICÍDIO
Muito oportuno discutir o assunto mulher nestes dias que vemos pelos noticiários diversos Feminicídio. Tirar a vida de uma mulher, um ser que gera vidas, é inaceitável. Já dei minha opinião sobre este assunto e retifico que o homem que mata um ser gerador de vida, não merece viver. Pena de morte sumária e sei que não consta esta pena em nossa Constituição, mas se deputado federal proporia. A família fica desfeita: a mulher morta é enterrada, o assassino preso e os filhos ficarão sem os pais. Precisamos acabar com este mal mesmo que seja com o radicalismo. Uma vida para salvar vidas…

POBREZA
Ouço na TV relatos tristes de fome, de pessoas sem teto, de pai que “pega uma quentinha” e leva para casa para os filhos e esposa e diz que já comeu, mas não. Passa fome, mas dá a família. Jovens e crianças pegando restos em restaurantes e mercados.
Saudades da época que as pessoas que eram pobres tinham comida no prato, com até carne de qualidade. Presidente, vamos parar de soltar condenados e tentar golpes e trabalhar para acabar com a fome? Presidente, chega de gastar com “motociatas” que custam caro, de gastar sem limite com o cartão corporativo e se preocupar com os que não tem nada para comer? Isto é ser evangélico? Isto é honrar a Deus? Isto é amar ao próximo? Fica a reflexão.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros