fbpx

COLUNA: POLÍTICA EM PAUTA

Lauro Scheel

Tivemos dias atrás atritos na travessia no “Ferry Boat” porque a empresa não aceita cartão de crédito. Cabe à empresa aceitar ou não. É obrigatório apenas qualquer comércio ou serviço aceitar moeda corrente brasileira, no caso real. Mas é estranho que não aceitem cartão. Em todos os lugares é aceito cartão e agora também é aceito o pix. Inclusive em comentário de TV, o âncora comentou que quando pediram comprovante de travessia e quando foram prestar contas, era de moto e horário totalmente diferente do horário da travessia. Infelizmente também não é emitido cupom fiscal automático de cada veiculo. Está aí a sugestão de facilitarem ao usuário com a utilização de cartão crédito/débito e também o cupom fiscal de cada usuário. Particularmente pouco utilizo deste serviço porque prefiro ir pela “BR”, mas o serviço é muito bem prestado só que a um custo muito alto.

FAZENDA ESTADUAL
Uma das ferramentas que a Fazenda Estadual usa é o cruzamento de informações através do faturamento do cartão credito/Débito. A Fazenda Estadual que tanta fiscaliza as pequenas empresas com esta ferramenta, poderia começar a fiscalizar também as empresa que não aceitam cartão crédito/débito. As empresas já sabem deste cruzamento. É dever das empresas cumprir com suas obrigações tributárias e se todos pagam, todos podem pagar menos.

NÃO ENTENDO
Na travessia, por exemplo, de um carro, se tiver o motorista ou se tiver mais quatro passageiro a travessia é o mesmo preço. Um ônibus se vazio ou cheio é o mesmo preço. Não entendo porque a moto que no documento oficial diz para duas pessoas é cobrado “do garupa”. Eu só queria entender…

PETROBRÁS
Seja quem for presidente da Petrobrás, tem regras para serem seguidas. Por que o presidente muda constantemente o presidente da instituição? Será que todos são incompetentes ou não querem fazer errado a pedidos do presidente e ele manda embora? Claro que o presidente tem esta prerrogativa. Mas seja quem colocar vai ter que seguir as normas. Então o que está por trás das constantes trocas? Sabemos pelo noticiário que o preço da gasolina e do diesel está defasado com o preço internacional e apesar dos aumentos insuportáveis pelo povo, serão inevitáveis reajustes. E isto tem atingido a popularidade do presidente. Creio que enquanto tem o processo de substituição, não tem aumentos. O presidente ganha tempo. E outro alvo são os governadores. Santa Catarina tem alíquota menor que a maioria, mas não vai reduzir muito e até chegar a bomba do consumidor, não terá nenhum valor menor. É se preocupar com algo sem solução. Existem soluções mais ousadas conforme comentei na ultima coluna. Mas o governo tem competência e interesse em alterações? Se fizer o lucro cair e as ações também e isto não é interessante para o Ministro “Obriguedes” não dar lucro vultuosos aos acionistas.

MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA
Da chamada terceira via que é uma opção para outubro, tivemos a desistência espontânea obrigada de João Dória (PSDB), aliás, um excelente administrador do Estado de São Paulo. Mas temos cada vez mais confirmada a presença de uma mulher como pré-candidata a presidência pelo MDB: Simone Tebet. Vamos lembrar que apesar da polarização de Lula e do presidente, a maioria do eleitorado é feminino, mais da metade da população. Se as mulheres revolverem fazer “uma revolução no voto” e votarem em Sinome Tebet, as coisas podem ter resultado diferente. Vamos às urnas mulheres, dar seu poderoso voto!

BRIGA PELO GOVERNO ESTADUAL
A pesquisa, do Real Big Data, tem 3% de margem de erro para mais ou para menos. Na estimulada, Moisés tem 18%, Jorginho Mello 14% e Gean Loureiro 12%. A pesquisa aponta ainda o senador Esperidião Amin, do PP, e o ex-deputado federal Décio Lima, do PT com 9% e o senador Dário Berger, do PSB e o empresário Antídio Lunelli, do MDB, com 4%, conforme site NDMais.

PALESTRA DR. GUILHERME SCHELB
Tivemos um evento importante para todos que se preocupam com as crianças. A palestra foi ministrada pelo Procurador Regional da República no Distrito Federal, Dr. Guilherme Schelb, Mestre em Direito Constitucional e especialista em segurança pública, coordenador do Programa Proteger, Promotor de Justiça da Infância e Adolescência no Distrito Federal (1992-1995) e autor de diversas ações de combate e prevenção à violência e criminalidade infanto-juvenil. Sugiro a todos que se preocupem com seus filhos ou com as criança assistam. Deverá ser postado no site da Câmara de Vereadores de Navegantes em breve.

IMPORTANTE!
O evento que a presidente Lu Bittencout (PL) e a Câmara de Vereadores viabilizaram para marcar o momento de Maio Laranja com palestras tendo objetivo de conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase para a prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual. Eu que estive gravando o evento para a Câmara posso indicar que é importante assistir, principalmente pessoas responsáveis por crianças. É surpreendente o que acontece.

PRORROGADA AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública para discussão sobre a nova concessão do serviço de manejo de resíduos sólidos no município foi adiada para o dia 1º de julho (sexta-feira). Particularmente acho que a prefeitura está atrasada. Todos sabiam que o contrato terminaria em começo de maio deste ano. Faltou planejamento… As inscrições para nova audiência pública devem ser feitas através do link – https://forms.gle/FCTs3XaTMiEyjitf9. Ao todo, são 76 vagas no plenário da Câmara de Vereadores para assistir e participar presencialmente. A audiência será realizada na Câmara de Vereadores de Navegantes, às 19h, com transmissão pela internet, por meio do Facebook e do YouTube e contamos com a participação questionando e enviando sugestões no momento da transmissão. Vamos cobrar do executivo dando sugestões e participando. Se nos omitirmos, depois não poderemos cobrar. O Contrato é longo e o serviço é essencial que vai atingir a todos. Não podemos nos omitir, vamos participar.

CÂMARA MIRIM
Finalmente Navegantes vai ter uma Câmara Mirim ativa. Lembramos que os jovens que serão o futuro aqui em Navegantes precisam conhecer os problemas e o principal, tentar ajudar a resolver apontado e também sugerindo soluções. Conversando informalmente, a vereadora presidente Lú Bittencourt (PL) comentou que deveremos ter duas sessões mensais com a Câmara Mirim e que cada vereador mirim tem um vereador como padrinho e as sessões poderão ser acompanhados em plenário e também ao vivo via transmissão no site da Câmara.
É importante o olhar de jovens na política e também um olhar diferente para possíveis problemas e soluções, diferente do olhar dos veteranos.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros