fbpx

MISSA ABRE 186ª FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PENHA

Festa do Divino Penha Rafael e andrea imperadores

Acontece nesta quarta-feira (5), às 19h30, na igreja matriz Nossa Senhora da Penha, no município de Penha, a Missa do Envio da 186ª Festa do Divino Espírito Santo. Os imperadores, Raphael Rodrigo Neves e Andrea Maria Borba Neves, receberão as bênçãos do pároco Pe. Josué de Brito Souza, para o início da visita da bandeira do Divino às casas dos chamados “empregados”.  

A Missa do Envio é feita com objetivo de abençoar a peregrinação da comitiva imperial (Família Imperial, Foliões e Devotos), que fará a evangelização nos lares dos fieis.

Durante o Peditório, como também é conhecido este momento, imperador e imperatriz seguirão em vista os lares dos devotos, levando a bandeira do Divino. Cantos de louvor, orações e os versos de improvisos dos foliões fazem parte do ritual.

A festa agrega não só devotos da cidade de Penha, mas também dos municípios vizinhos de Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes, Itajaí e outros da região.

Tradição e religiosidade

As tradições açorianas como a Festa do Divino estão presentes na cultura catarinense até hoje e chegaram ao litoral de Santa Catarina entre os anos de 1748 e 1756. A festa de Penha sempre se manteve viva desde 1837, tendo como primeiro imperador Manoel José Anacleto Corrêa. O período de ocorrência da Festa se dá durante o Pentecostes, 50 dias depois do domingo de Páscoa e a sete dias do ato litúrgico da Ascensão de Jesus. Neste dia, ocorre a coroação do Imperador, figura onipresente em todas as festas do Divino, e a missa solene da coroação.

A Festa do Divino de Penha é patrimônio cultural de natureza imaterial do município, desde 2018 quando foi aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária nº 17/2018.

Por: Vilmar Carneiro/ Carneiro News


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros