fbpx

OBRAS DA GRUTA DE PEDREIRAS INICIAM EM JANEIRO

As obras da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, no Parque Natural Municipal de Navegantes, no bairro de Pedreiras, iniciam em janeiro, contemplando a revitalização de todos os acessos da gruta, desde a escadaria ao templo religioso.

O Superintendente do Instituto Ambiental (IAN), Marcos Zaleski de Matos, ressalta a importância de abrir novamente o Parque Ambiental para visitação, por se tratar de um espaço cultural, religioso e ambiental.

“O início das obras da gruta é um passo importante por ser aguardado pela população. No futuro, planejamos um novo investimento para o Parque Ambiental, com uma sede e um sistema de trilhas”, informou.

O superintendente destaca que as ações executadas no Parque Natural Municipal contam com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (CONGEPAN).

“Ao CONGEPAN, um agradecimento especial. Os conselheiros nos ajudam a criar as propostas, a planejar, a dar ideias e pensar juntos sobre a construção e desenvolvimento do parque, da melhor forma possível”, finalizou.

Sobre a Obra

O IAN obteve os recursos para o início das obras de revitalização da gruta após um tempo de tramitação, junto à Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que analisa todos os pedidos de Compensação Ambiental para as Unidades de Conservação.

O Superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, explica que os recursos para a revitalização da gruta foram por meio da compensação ambiental da Portonave. 

“Houve um tempo de análise superior ao planejado, devido à decorrência da pandemia e da elevação significativa dos preços da construção civil no decorrer do ano”, explicou.

A Gruta Nossa Senhora do Guadalupe faz parte da Unidade de Conservação, cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é o Parque Natural Municipal de Navegantes, sendo a gruta um atrativo que se encontra dentro da poligonal do parque.

NOVO PROJETO


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros