fbpx

PROGRAMA DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS VAI ABRANGER MAIS DE 500 CRIANÇAS EM NAVEGANTES

proerd em Navegantes escola Badia

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizado em Navegantes pelo 25º Pelotão de Polícia Militar de Santa Catarina, esse ano irá atender 12 escolas, abrangendo mais de 500 alunos.

Na terça-feira (14), os instrutores do PROERD estiveram na Escola Municipal Prof. Badia de Faria, no bairro Hugo de Almeida, no interior do município. Durante a primeira aula, os alunos aprenderam como se comunicar com a Polícia em casos emergências, tendo como parâmetro de segurança e confiança.

O programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. Tem por objetivo capacitar estudantes sobre informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Durante as aulas, os alunos aprendem sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas, os riscos para a saúde física e mental decorrentes da dependência química, orientação às crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas.

Além disso, os educadores também aprendem como constatar alguma forma delituosa dentro e nos arredores do ambiente escolar, assim como aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar e, por consequência, da comunidade em geral.

Os resultados têm sido bastante produtivos desde que o programa foi lançado. De acordo com estudos já realizados, perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados para públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta. Com isso, os alunos aprendem a valorizar a vida por meio de opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência, e a polícia previne a criminalidade relacionada, direta ou indiretamente, ao uso de drogas.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros