fbpx

CARTÓRIO DE NAVEGANTES SEGUE SEM ATENDIMENTO PRESENCIAL

Cartório Eleitoral de Navegantes

Com a aproximação das eleições marcadas para o próximo ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou, na segunda-feira (13), a campanha “Meu primeiro título #Bora Votar”, para incentivar adolescentes a votar.

Em Navegantes, assim como nos demais cartórios eleitorais do Estado, os atendimentos referentes à emissão do primeiro título eleitoral estão acontecendo apenas de forma online, devido a pandemia. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones (47) 3319-2252 e 98819-2916 (WhatsApp), das 12h às 18h, e pelo e-mail zona106@tre-sc.jus.br/.  Lembrando que a zona 106 também atende o município de Luiz Alves.

Passo a passo para tirar o título de eleitor pela internet

Em razão da necessidade de manutenção do distanciamento social e visando preservar a saúde de eleitores e servidores, a Justiça Eleitoral ampliou o serviço do Titulo Net para que você possa ser atendido sem sair de casa. Todo o procedimento para retirar o título de eleitor é feito de forma 100% online. O link para fazer o requerimento é o https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento

As orientações quanto ao passo a passo e a documentação necessária para tirar o título estão disponíveis no link https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net

A Campanha

“É por meio do voto que construímos os destinos da nação”, afirmou o presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, ao lançar a campanha que visa incentivar o público jovem, com idades entre 15 e 17 anos, para o qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos, a participar do processo democrático brasileiro.

“Precisamos fazer ecoar a importância da participação nos destinos políticos das suas cidades, do seu estado e da nação. E isso se dará munido do título eleitoral, que é o passaporte da democracia”, destacou.

Segundo dados extraídos no dia 1º de setembro, os jovens representam apenas 0,31% do eleitorado em Santa Catarina. Estima-se que aproximadamente 320 mil estejam fora do Cadastro Eleitoral, o que representaria 6,15% do total de eleitores do estado.

“Todos sabemos que cada voto influencia o resultado de uma eleição, pois eleição é a síntese da escolha de muitos, de todos, um a um”, observou o desembargador.

A iniciativa da Corte catarinense é uma ação regionalizada da campanha nacional #BoraVotar, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também lançada na segunda-feira (13). Os trabalhos no estado são coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral (Ejesc) e os conteúdos publicitários foram criados pela Assessoria de Comunicação (Ascom/TRE-SC).

As peças (áudios, vídeos e materiais gráficos) tiveram a participação voluntária de estudantes da Escola de Educação Básica Hermes Fontes, de Petrolândia/SC, e de filhas e filhos de servidores do Tribunal.

A campanha também objetiva promover a participação política por meio do engajamento das novas gerações nas redes sociais. Para tanto, o TRE-SC estreou na última sexta-feira (10) o seu perfil no TikTok, que já conta com alguns vídeos. Os materiais também serão publicados nas demais redes sociais do Tribunal: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Flickr, além de permanecerem disponíveis na página Meu primeiro título #BoraVotar, situada no portal do TRE-SC.

Para impulsionar a campanha, uma comitiva da Justiça Eleitoral visitará alguns municípios do estado para promover o engajamento regional. A primeira etapa compreende ações que serão realizadas junto a unidades educacionais de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí, entre outros.  


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros