fbpx

VICE-PRESIDENTE DA AME ALERTA SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

Bruna Rocha Silveira vice-presidente AME

Durante a 39ª sessão ordinária, a Câmara Municipal de Navegantes permitiu o uso da tribuna à vice-presidente da Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose – AME, Bruna Rocha Silveira, para falar sobre o “Agosto Laranja”, campanha em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a esclerose múltipla.

O Agosto Laranja foi criado pela AME com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, seus amigos e familiares.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal. O sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo. Os sinais e sintomas variam de acordo com o estágio da doença, podendo, inclusive, deixar a pessoa incapacitada. Os principais são: fadiga; dificuldade em andar; dificuldade de equilíbrio e de coordenação motora; problemas de visão, incontinência ou retenção urinária; dormência ou formigamento em diferentes partes do corpo; rigidez muscular e espasmos; problemas de memória, de atenção e para assimilar informações.

“A Esclerose Múltipla é a segunda doença que mais afasta adultos jovens do mercado de trabalho no mundo, perdendo apenas para os acidentes de forma geral. Hoje estou aqui para sensibilizar a população de Navegantes, pois falar sobre a doença pode fazer com que as pessoas a conheçam e cheguem a um diagnóstico mais rapidamente”, explicou Bruna.

O diagnóstico da esclerose múltipla é feito por meio de avaliação clínica, a partir de alguns sinais e sintomas, o médico avalia os estímulos do sistema nervoso por meio de um teste físico. O médico pode então solicitar a realização de ressonância magnética, para mostrar possíveis zonas de desmielinização no cérebro e na medula espinhal, provocado pelo ataque do sistema imunológico. Não há cura para a doença, mas existe tratamento. Quanto antes começar, mais qualidade de vida a pessoa pode ter.

“O Agosto Laranja é um movimento para que as pessoas com Esclerose Múltipla se unam e para que as pessoas que não têm esse diagnóstico sejam divulgadores dessa informação. Porque informação salva vidas, informação é o melhor remédio”, finalizou.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros