fbpx

SC DEVE TER A MAIOR ONDA DE FRIO DOS ÚLTIMOS 60 ANOS

Santa Catarina deve registrar, na próxima semana, a maior onda frio dos últimos 60 anos. O alerta foi emitido pelo meteorologista Ronaldo Coutinho na sexta-feira (23). “Extraordinária onda de frio. É muito mais forte do que qualquer outra que teve. Mantendo as projeções, o frio trará prejuízos à agricultura e às pessoas, podendo até ter congelamento de água”, informou Coutinho.

O frio intenso também trará riscos de hipotermia para pessoas como moradores de rua, e animais de criação e estimação. “Na região da Serra Catarinense as máximas podem oscilar entre 0 e 3° e mínimas entre -7 e -10°C”.

Defesa Civil reforça alerta

A meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Carolina Kannenberg, reforça o alerta de tendência de mudança nas condições de tempo a partir da próxima terça-feira (27) com a passagem de uma frente fria pelo Estado, que traz chuva para todas as regiões catarinenses.

Já a partir de quarta-feira (28), uma nova onda de frio intenso deve provocar o declínio acentuado das temperaturas, reforçando a possibilidade de o Estado registrar o maior frio dos últimos anos.

De acordo com a meteorologista, devido a presença de umidade, há risco de congelamento de pista e não se descarta a possibilidade de neve entre a quarta (28) e a quinta-feira (29) no Planalto Sul e Meio-Oeste. Ao longo do dia, as temperaturas não devem subir e as máximas ficam abaixo dos 11°C na maior parte do Estado até o restante da semana.

Entre quinta-feira (29) e sábado (31) são esperadas temperaturas muito baixas. Os modelos indicam mínimas entre -9°C e -4°C no Meio-Oeste e Planaltos, -4°C e 0°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto e Medi° Vale do Itajaí, -3°C e 3°C no Litoral Sul e Grande Florianópolis Serrana e entre 1°C e 5° C na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

A meteorologista chama a atenção que a previsão pode sofrer mudanças devido a distância do período do evento e que caso se confirme as condições, a Defesa Civil emitirá os avisos e alertas.

ND.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros