fbpx

HOSPITAL DE NAVEGANTES FIRMA CONVÊNIO JUNTO AO HEMOSC

Bolsas de hemocomponentes para a realização da transfusão em pacientes de Navegantes

[14/06/2021]

Mais segurança e qualidade nos atendimentos aos pacientes que procuram pelos serviços ofertados junto ao Hospital Nossa Senhora de Navegantes. Segundo a Redeh de Beneficência Cristã, no início do mês de junho, foi firmado um convênio junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). O convênio oportuniza que pacientes internados no Hospital e que necessitam de transfusão de sangue não precisem mais ser deslocados para outras cidades.

De acordo com o documento, trata-se de um convênio de classificação Tipo II, onde o Hospital que não possui Agência Transfusional e nem estoque de hemocomponentes; responsabiliza-se pela coleta, identificação e transporte das amostras dos pacientes até o Hemocentro, para fazer a retirada das bolsas de sangue e hemocomponentes, quando necessário.

A direção do Hospital comemora a efetivação deste convênio com o Hemosc, uma vez que o atendimento do paciente ganha em humanização, agilidade, qualidade e segurança.

Junho Vermelho

A efetivação desse convênio já vinha sendo buscado há alguns meses e, coincidentemente, foi firmado no mês de junho, mês importante para a doação de sangue no município, estado e país – Junho Vermelho.

O município de Navegantes desenvolve uma série de ações em promoção à campanha, com destaque para a criação e implantação da Lei Municipal nº 3.534/2021, que institui o programa Junho Vermelho como parte do calendário oficial de eventos de Navegantes.

Importante destacar que o Hemosc é responsável pelo abastecimento de quase a totalidade do sangue que chega aos hospitais e clínicas do Estado. Pelo menos 99% do sangue transfundido aos catarinenses saem da mesma estrutura, com o padrão de qualidade na captação.

Neste ano, até o início de junho, foram registrados 68.126 candidatos à doação, com um total de 59.174 bolsas coletadas. Neste mesmo período, foram fornecidas 84.378 bolsas para transfusão.

Em Santa Catarina, a demanda por sangue é maior nas regiões do Vale do Itajaí, Norte do estado, Grande Florianópolis e na região de Chapecó. São as regiões que atendem mais procedimentos de alta complexidade, além de cirurgias ortopédicas e cardíacas e atendimentos oncológicos; além de ter maior ocorrência de acidentes automobilísticos.

Prefeito e vereadores doam sangue

E Navegantes não apenas irá necessitar dos serviços do HEMOSC, como também está ajudando o órgão a salvar vidas. Depois dos Bombeiros Militares e socorristas do SAMU doarem sangue, nesta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, o prefeito de Navegantes Liba Fronza, a presidente do Legislativo Municipal vereadora Adriana Macarini, os vereadores autores da Lei 3.534/2021 Lú Bittencourt e Gabriel dos Anjos e alguns servidores da Câmara de Vereadores foram até Blumenau, no HEMOSC, doar sangue.

Comitiva de Navegantes faz doação de sangue no HEMOSC

Quem também quiser ajudar, a doação de sangue pode ser feita em hemocentros de todo o estado. Os endereços e horários de atendimento para agendamento nas unidades do Hemosc de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão estão disponíveis em www.hemosc.org.br

Leia mais notícias do JB


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros