A E.E.B. Adelaide Konder, escola estadual localizada no bairro Machados, em Navegantes, estará extinguindo, gradativamente, as séries de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Já no ano letivo desse ano, a escola não atende mais à série do 1º ano do Ensino Fundamental.
Atualmente, a escola atende, do 2º ao 5º ano, o total de 210 alunos, aproximadamente.
Conforme a Coordenadora Regional da Educação, Cleonice Monteiro Berejuk, o Governo do Estado está trabalhando de acordo com a demanda apresentada em cada escola e levando sempre em conta o Plano de Oferta Educacional. “No caso específico da EEB Adelaide Konder, deixar de oferecer o primeiro ano do Ensino Fundamental foi uma situação acordada entre o Estado e Município, pois a Escola Estadual há pelo menos quatro anos já vinha informando ao Município a necessidade de deixar de ofertar esta série e, gradativamente, as demais das séries iniciais do Ensino Fundamental”, explicou a coordenadora.
A coordenadora informou, ainda, que a EEB Adelaide Konder está extinguindo os anos iniciais do Ensino Fundamental para atender às necessidades de espaço do Novo Ensino Médio, proposto pelo Ministério da Educação. A cada ano, são necessárias mais salas de aula para atender a esta demanda. O Novo Ensino Médio divide o ensino em duas fases, com matérias tradicionais e espaço para aprendizados com base na escolha do estudante. O modelo está em fase de implantação em 120 escolas de Santa Catarina.
As demais escolas estaduais de Navegantes permanecem, a princípio, ofertando os anos iniciais do Ensino Fundamental, como já faziam. Lembrando que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que os Estados devem priorizar o Ensino Médio aos demais.
Vereador Toninho faz requerimento ao Município
Preocupado com a situação, o vereador Toninho Uller (Patriota) fez um requerimento ao prefeito Liba Fronza, com cópia à Secretaria Municipal de Educação, para que seja informado à Casa quais medidas serão tomadas pelo município, em curto, médio e longo prazo, para disponibilizar vagas para alunos de Anos Iniciais no bairro Machados.
Segundo o vereador, a E.E.B. Adelaide Konder é a única escola da rede estadual daquela região e o município precisará se planejar para assumir a responsabilidade pela oferta dessas vagas que vão deixar de existir.