fbpx

CIRINO FALA SOBRE SEU PLANO DE TRABALHO PARA NAVEGANTES

cirino cabral

O jornal nos Bairros é o único veículo de comunicação impresso de Navegantes que está entrevistando os nove candidatos a prefeito nessas eleições. Confira a entrevista do candidato a prefeito Cirino Cabral do Cidadania. Acompanhe as demais entrevistas na próxima edição.

JORNAL NOS BAIRROS: Navegantes possui hoje uma estrutura boa nas escolas, mas ainda é preciso avançar na qualidade do ensino. Como alcançar essa meta?

CIRINO CABRAL: As escolas de Navegantes tem estruturas físicas antigas e depreciadas, faltam materiais didáticos, equipamentos e informatização. Além da questão de estrutura, temos os profissionais da Educação (Professores, agentes, monitores, serviços gerais, secretários) desmotivados.
Além de, investirmos na estrutura e na construção de novas unidades para o ensino fundamental e a educação infantil, precisamos investir pesado nas pessoas que fazem a educação acontecer.
Os profissionais da educação poderão contar com: formação e capacitação continuada; a criação do Piso Municipal do Professor (que será acima do piso nacional); implementação da hora atividade como preconiza a lei federal; implementação bolsas de estudo, além da pós, até para doutorado, e, democratizar a gestão e os processos educacionais.
Em nosso Plano de Governo, muitas outras ações estão previstas para a Educação. Para conhecer o Plano completo é acessar o Facebook @cirinocabral.

JORNAL NOS BAIRROS: A saúde é, em qualquer município do país, o maior desafio de um gestor. Quais as principais frentes de trabalho para se obter uma saúde de qualidade no município?

CIRINO CABRAL: Vamos começar fazendo o necessário. Para suprir a falta de médicos, vamos ter o Programa Mais Médicos Navegantes. De início serão 18 médicos que contrataremos com recursos advindos da extinção dos cargos de subprefeito, diretores e gerentes de subprefeituras.
Outro desafio imediato é a fila de espera por exames e consultas de média complexidade. Com a extinção de 50% de cargos comissionados teremos mais de um milhão e duzentos mil reais por mês para investir na saúde dos Navegantinos. Para garantir a Fila Zerada, faremos ainda convênios com clínicas através do consórcio de saúde da AMFRI.
Uma outra ação imediata está relacionada com nosso hospital: finalizar as obras e, fiscalização pra valer no contrato da entidade que o administra.
O nosso Plano de Governo prevê outras ações como ampliação das Equipes da Saúde da Família para cobrirmos 100% do município, informatização, de ponta a ponta de toda a rede, acabando com as filas da madrugada; entrega em casa de medicamentos de uso contínuo para pessoas com doenças crônicas; valorização do profissional da saúde… tem mais no Plano 23.

JORNAL NOS BAIRROS: A região da AMFRI tem um grande potencial no setor turístico, em especial a cidade de Banheiro Camboriú. Como fazer para competir com esses municípios e desenvolver Navegantes por meio do Turismo?

CIRINO CABRAL: Em primeiro lugar, precisamos tirar Navegantes do isolamento na questão do Turismo. Não é só Balneário Camboriú que se destaca. Penha com o Parque Beto Carrero World, Blumenau com a rota da cerveja, Itajaí com suas belezas naturais… só para mostrar o quão somos privilegiados neste setor, em função da nossa situação geográfica.
Contudo até hoje o nosso turismo se resume a shows musicais, um ou outro campeonato de surf, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes e o Carnaval.
Precisamos pensar o turismo para o ano inteiro. Incentivar quem quer investir aqui e propor atividades que atraiam as pessoas que estão passando pelo litoral norte de Santa Catarina.
Na prefeitura, vamos baixar os impostos do setor turístico. Criaremos uma programação de temporada que começará em 1º de dezembro e que se estenderá até o carnaval.
Vamos fazer aflorar nossas tradições culturais, religiosas, incluir os migrantes que compõe nossa população num projeto que será o Navega Verão Para Todos.
Contudo, não só na temporada viveremos de Turismo. Faremos projetar o turismo religioso com o nosso Santuário de Navegantes e o Turismo Rural.
Vamos criar museus, como o da Pesca Artesanal e Industrial e o mercado Público Municipal. Faremos do turismo nossa segunda maior fonte de renda, por consequência de geração de empregos e de bem estar da nossa gente.

JORNAL NOS BAIRROS: Em infraestrutura, o binário do aeroporto e a reestruturação da Beira Rio eram obras pontuais para o município. Quais outras obras de infraestrutura serão prioritárias na sua gestão?

CIRINO CABRAL: Tanto o binário do aeroporto como a revitalização da Beira Rio são obras necessárias e vamos concluir no início de 2021.
Obras de infraestrutura no quesito mobilidade estão previstos em nosso Plano 23.
Uma primeira providência é retirar a fila de carros de acesso ao Ferry Boat que acaba atrapalhando a vida dos navegantinos, especialmente quando se tem problemas na BR 101.
No centro vamos revitalizar Rua Santos Dumont e o que falta da Rua Nereu Liberato Nunes, da Avenida Conselheiro João Gaya. Estas vias, em conjunto com as Avenidas Prefeito José Juvenal Mafra e Cirino Adolfo Cabral serão corredores e as transversais funcionarão como vias de interligação para trânsito leve. Isso será possível a partir da criação de binários, com vias de mão única.
Além destas obras, vamos concluir as obras das marginais que devem interligar o Gravatá e a Meia Praia. Vamos abrir uma via a partir da rua Milton Seára Müller, em Meia Praia, passando por Pedreiras , chegando a Machados via comunidade de Queimadas. Será mais uma alternativa de acesso a região norte da cidade com ligação a BR 470.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros