Um método inovador, com uma pitada de arte e muita criatividade, tem encantado as futuras mamães atendidas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Navegantes. Com a pintura gestacional, as barrigas das grávidas ganham desenhos e cores que tornam o momento da expectativa pelo nascimento do bebê ainda mais especial.
A novidade não dá só beleza ao processo. É uma ferramenta de humanização do atendimento. A ação ajuda, segundo especialistas, a aumentar o vínculo entre mãe e criança e a relaxar a gestante, que muitas vezes sofre com o estresse e os incômodos normais à sua condição.
Segundo a direção do Hospital, foi realizado a pintura em duas gestantes que estavam há quatro dias internadas por tratamento clínico na unidade de Saúde.
“As futuras mamães estavam deprimidas por ficar tanto tempo internadas então a enfermeira do Centro Obstétrico, Tatyana Cristine Dias Mathiola, teve essa ideia para animá-las. E pelos sorrisos é possível percebe que funcionou”, relata a direção ao informar que o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes realiza em média 100 partos por mês.
A enfermeira conta também que tanto as grávidas como a família ficou impressionada com a ação realizada no hospital. “Elas disseram que sentiramse especial, com a barriga desenhada. O momento da pintura é especial, criamos um ambiente relaxante, com música ao fundo e muita conversa.
Os bebês nos escutam e também participam. Eles respondem às sensações com muito movimento”.
Tatyana explica que a dinâmica envolve as gestantes desde a escolha do desenho, a cor das tintas e até a pintura. “A pintura pode ser feita em qualquer período da gravidez. Para fazê-la, as enfermeiras utilizam lápis e tintas atóxicas e específicas para uso na pele. Isso evita reações alérgicas. Antes da aplicação, é realizado um teste, com todo cuidado”.
A direção afirma ainda que: “priorizamos um atendimento humanizado, cujo objetivo é fazer com que essas gestantes se sintam seguras e relaxadas. Integrar mais essa ação no nosso Hospital é, sem dúvida, uma felicidade para todos, tanto os profissionais e em especial as gestantes”.