fbpx

ASSISTÊNCIA SOCIAL PRESTA ATENDIMENTO DIFERENCIADO NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Assistência Social presta atendimento diferenciado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Em tempos de pandemia da Covid-19, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras1 e Cras 2) em Navegantes tiveram a rotina modificada com o atendimento presencial suspenso. No entanto, as atividades de prevenção de situações de risco social junto às famílias referenciadas pela Assistência Social ocorrem de forma online, em grupos de WhatsApp ou atendimentos por telefone, além disso, a Secretaria da Assistência Social junto com o Conselho de Assistência Social direcionaram os atendimentos de 62 famílias com o fornecimento quinzenal de alimentos diferenciados das cestas básicas.

O auxílio é direcionado para crianças, adolescentes e idosos. Os produtos são pão, leite, ovos, frutas. queijo, presunto, atum, entre outros. Esses alimentos   deveriam estar sendo utilizados no encontro presencial dos grupos e agora estão sendo levados às famílias durante a visita do orientador social, que segue todo o protocolo de segurança e cuidados para evitar a transmissão da Covid-19, conforme determinação das autoridades de saúde.

A secretária da Assistência Social, Mary Cleide Tambosi, explica que são mudanças na metodologia de trabalho para manter os serviços e orientar as famílias, com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de risco social. Os temas abordados buscam uma passagem equilibrada pela pandemia, tratando temas como ansiedade, convivência familiar em tempos de isolamento social.

A secretária, ainda, explica que além da entrega dos alimentos é levado envelopes com frase de apoio e tarefas, desde leitura de poesia, uma canção para quem ama e também exercícios físicos. São enviadas receitas de bolos com os ingredientes. As famílias também receberam os doces da festa junina ( paçoca, pipoca…). Na próxima quinzena os profissionais dos Cras estão preparando novas atividades sempre focadas no fortalecimento de vínculos com as famílias.
“ A criatividade e a força de vontade dos nossos profissionais em continuar o atendimento permitem novas formas de auxiliar essas famílias que participam do Serviço de Convivência e tanto necessitam do nosso apoio. Estamos criando novas possibilidades diante das adversidades de uma pandemia, enviando para que mais precisa – alimentos para o corpo e para a alma,” destaca a secretária.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros