fbpx

SC REGISTRA 848 NOVOS DE CASOS DE CORONAVÍRUS EM 24 HORAS

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os números da Covid-19 em Santa Catarina nesta sexta-feira (22). Foram 848 novos casos registrados em 24 horas. O Estado saltou de 5.610 para 6.458 casos. O número de óbitos também cresceu. Atingiu 100 mortes.

Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, o aumento repentino de casos tem origem em uma atualização no sistema que compila os dados no Estado. Segundo ele, agora a entrada de novos casos por laboratórios particulares está automatizada, o que provocou o maior registro de casos em um único dia desde o início da pandemia. 

“Nós estávamos fazendo atualização dos casos diagnosticados em laboratórios privados ainda atrasados. A velocidade desta informação é um pouco lenta. A partir de hoje, ela está automatizada, com uma velocidade aumentada de registro”, disse Ribeiro. 

O governo diz ainda que o salto não representa um avanço importante da doença. Isso porque muitos casos que foram contabilizados agora remetem a doentes de dias atrás e, portanto, apenas reduz a subnotificação registrada antes. 

“Quando esses casos entram no sistema, eles são redistribuídos conforme o início dos sintomas para justamente não levar ao erro de que foram nas últimas 24 horas. Esses casos que ingressaram agora são de um volume de tempo atrás e isso é distribuído para que a curva represente os casos da forma natural”, afirmou o secretário de Administração, Jorge Tasca. 

O vírus já chegou a 181 cidades. A lista é puxada por Florianópolis (705), Chapecó (628), Blumenau (571), Concórdia (461), Joinville (365), e Criciúma (337).

Do total de casos, 3.794 (58,7%) são considerados recuperados, e 2.564 (39,7%) ativos. A ocupação geral de leitos SUS é de 61%, sendo 13% de pacientes Covid.


500 novos respiradores

O governo do Estado anunciou a compra de 500 respiradores pulmonares da Weg. A primeira entrega, de 100 unidades, deve acontecer na próxima semana. O restante será entregue em junho. 

Segundo a Secretaria de Administração, cada unidade custará R$ 60 mil, o que faz o valor final chegar a R$ 30 milhões. 


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros