fbpx

PACIENTES RECEBEM REABIITAÇÃO PÓS COVID EM NAVEGANTES

A Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento aos pacientes pós alta de Covid-19, no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir). De acordo com a Secretária de Saúde, Luciane Nesello, estes pacientes recebem cuidados especiais para reabilitação.

“Sabemos que quanto mais longa é a internação e a intubação, mais sequelas podem ser observadas nos pacientes recuperados da Covid-19. Neste cenário, estamos atentos à demanda por reabilitação. O Cefir tem prestado com eficiência este atendimento”, destaca a secretária.

O paciente Henry Maiko Sluarz teve 80% do seu pulmão comprometido com a infecção e chegou ao Cefir com fadiga, fraqueza, tonturas, falta de ar e dor na perna esquerda.

“Cheguei no Cefir sem forças para caminhar e agora já consigo pedalar. A minha recuperação, até o momento, se deve aos exercícios de fisioterapia, que estão sendo fundamentais no processo de reabilitação. Os profissionais do Cefir são atenciosos, dedicados e preparados. A minha vida ficou por um fio ao enfrentar a Covid e ter a chance de passar por essa reabilitação é renascer a cada dia, é renascer a cada sessão de fisioterapia”, conta emocionado.

A fisioterapeuta Luciana Gonçalves fala que foram realizadas nove sessões de fisioterapia. “Estamos trabalhando no paciente a recuperação da força muscular. Os objetivos terapêuticos são centrados em exercícios metabólicos, alongamentos globais, principalmente de tórax. Os exercícios são para ganho de condicionamento, de resistência física, da recuperação de força muscular global e da capacidade respiratória”, explica.

A fisioterapeuta e coordenadora do Cefir, Aline Vieira, destaca que o tratamento para a maioria dos pacientes pós Covid-19 é lento, progressivo, porém com ganhos e melhoras a cada sessão. Os profissionais do Cefir estão se empenhando para a recuperação clínica funcional destes pacientes.

Atendimento

Para receber o atendimento no Cefir, os pacientes pós-alta da Covid-19 devem consultar o médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. Ao receber o encaminhamento pelo SUS, o paciente será acolhido e iniciado o tratamento no Cefir. O Cefir presta atendimento, em dias úteis, das 7h às 19h.

Para receber esses pacientes, a equipe de fisioterapeutas investiu em formação pós coronavírus, um dos cursos foi em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória na Prevenção, formas leves e após alta hospitalar durante a Covid-19, coordenado pela Diretoria Científica Geral da ASSOBRAFIR.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros