fbpx

AUXÍLIO EMERGENCIAL: “AGLOMERAÇÕES NA CAIXA VIRARAM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA”

Apesar de o auxílio emergencial de R$ 600 poder ser sacado em caixas eletrônicos e também nas lotéricas — sem a necessidade de ida até as agências — longas filas e aglomerações voltaram a se repetir em unidades da Caixa Econômica Federal por todo o país, no primeiro dia de liberação do saque do benefício. Para a representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, as aglomerações nas agências tornaram problema de saúde pública.

“É resultado do descaso do governo com a população. Essas pessoas, milhões no país, vão se contaminar. Não é só problema social, é de saúde pública”, afirma Serrano. “O governo deveria, no mínimo, distribuir máscaras e descentralizar o atendimento para outras instituições”, acrescenta a conselheira. 

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira, voltou a cobrar da direção do banco e do governo campanhas para orientar melhor a população. “Campanhas de esclarecimento são fundamentais”, defende. “Nós estamos preocupados com as longas filas nas unidades do banco por todo o país. Precisamos preservar a saúde e a vida da população e dos bancários”, completa Jair Ferreira.

SAQUE — O auxílio emergencial foi depositado em poupanças digitais para pessoas que não recebem Bolsa Família ou não possuem conta na Caixa ou em outro banco. A liberação do saque — que pode ser feito em caixas eletrônicos e lotéricas — está ocorrendo conforme um calendário, que vai até 5 de maio, e é definido pela data de nascimento do beneficiário.
 
Apesar disso, houve na segunda-feira (27) uma verdadeira corrida às unidades da Caixa, que começou ainda de madrugada.
 
CALENDÁRIO — Iniciou na segunda-feira, os saques em dinheiro para os trabalhadores que estão recebendo o auxílio emergencial de R$ 600 por meio da Poupança Digital do banco, nascidos em janeiro e fevereiro.
 
Até agora, essas pessoas somente podiam movimentar as contas por meio do aplicativo Caixa Tem (pagamentos e transferências), sem a possibilidade de retirada em espécie.

A Fenae volta a alertar que, para sacar o dinheiro, não é preciso ir às agências da Caixa. Basta gerar um código por meio do aplicativo Caixa Tem. Esse código libera a retirada em caixa eletrônico e também nas lotéricas.
 
Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e nas unidades lotéricas, o saque em dinheiro será liberado de forma escalonada, seguindo o mês de aniversário do beneficiário.

Nesta terca-feira (28), receberão nascidos em março e abril; quarta-feira (29), os nascidos em maio e junho; quinta-feira (30), os nascidos em julho e agosto; segunda-feira (4), os nascidos em setembro e outubro; e na terça-feira (5), os nascidos em novembro e dezembro.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros