A Secretaria de Saúde de Navegantes informa, que no mês de fevereiro, aproximadamente 1600 pessoas receberam a dose da vacina contra a febre amarela e ressalta a importância da prevenção contra a doença, alertando que a principal medida para se proteger da doença é a vacinação.
Diante dos casos registrados em humanos e das mortes de macacos em Santa Catarina reforçaram o alerta para a Febre Amarela em Santa Catarina. Dois macacos foram diagnosticados com Febre Amarela em 2020 em Blumenau e Pomerode. Também foram registrados outros casos suspeitos em Luiz Alves, Pomerode, Itajaí e Indaial.
Trata-se de uma dose única para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade. A imunização está disponível em 8 Unidades Básicas de Saúde de Navegantes: Gravatá, Verde Mar, São Pedro, São Domingos 1, São Domingos 2, Porto das Balsas, São Paulo e Escalvados.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.