fbpx

PESCADOR APOSENTADO É MESTRE NA ARTE DE CRIAR MINIATURAS

Mesmo com os tremores causados pelo Parkinson, o navegantino não parou com a arte milenar.

Veleiros, catamarans, barcos de pesca e tantas outras embarcações que se possa imaginar o pescador aposentado Nicioni Assis Veloso, 59 anos, mais conhecido como Ci, possui o dom de criar e replicar miniaturas. Por meio da técnica do nautimodelismo, o morador do bairro Gravatá, em Navegantes, constrói modelos reduzidos de embarcações feitas em madeira nobre, como ipê roxo e cedro rosa, e até mesmo em madeira reaproveitada.

O gosto pela carpintaria foi despertado na infância, quando Seu Ci tinha apenas 10 anos de idade. No entanto, o interesse pela arte milenar do nautimodelismo veio há 27 anos, com a construção do primeiro barquinho. Suas habilidades na madeira fizeram com que o então pescador não tivesse dificuldades para construir a réplica, fazendo com que dali nascesse uma paixão.

Ao todo, o aposentado já reproduziu 19 embarcações. Algumas delas estão em lugar de destaque, como no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, e na Argentina. Mesmo após ser diagnosticado com Parkinson há 4 anos, as mãos tremulas ainda consegue realizar um trabalho com perfeição milimétrica na madeira.

Ele cria com o auxílio de fotos reproduções reduzidas de modelos existentes ou que já existiram e também modelos de sua própria criação, podendo serem navegáveis, com a utilização de motor.

Cada embarcação leva em torno de seis meses para ser concluída. O mais trabalhoso, segundo seu Ci, é a construção do casco, que requer mais atenção aos detalhes inclinados, feitos com uma técnica que utiliza vapor de água, mesmo processo realizado nas embarcações de verdade.   

Seu Ci, que é pai de 13 filhos, passou a técnica para um deles, no entanto seu sonho é que essa arte milenar que ele é um dos poucos que ainda realiza seja passada para frente. “Gostaria de ensinar os meninos, mas para isso precisamos de apoio do município por meio da Fundação Cultural para passar a arte a frente’’.

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho realizado pelo Seu Ci e conferir de perto, as embarcações estão expostas em sua carpintaria, na Rua Vergínio Reiser, 227, no bairro Gravatá, em Navegantes. O telefone para contato (47) 3319-3325.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros