A Prefeitura de Barra Velha, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou, nesta terça-feira (17), por meio de suas redes sociais, que o município recebeu, da Secretara do Estado de Saúde, a notificação de um caso confirmado da variante delta no município.
“Essa Linhagem possui um conjunto de mutações que a torna muito mais transmissível. Diante do exposto, pedimos à população que reforce as medidas sanitárias, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, afirmava a nota.
Na sexta-feira (13), a Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina emitiu uma nota com recomendações diante de casos da variante delta no estado. No documento, o órgão solicita aos municípios que reforcem a fiscalização e intensifiquem medidas de prevenção. Foram detectados 36 casos da variante em 20 cidades.
Variante Delta
A variante delta é uma das chamadas “variantes preocupantes” classificadas pela OMS. Ela preocupa por ser mais transmissível do que as outras cepas do vírus da COVID-19, por poder gerar reinfecção em quem já teve a doença ou de possivelmente escapar da cobertura vacinal.