fbpx

HOSPITAL DE NAVEGANTES ALERTA SOBRE SURTO DE VIROSE

Hospital de Navegantes

Manual foi elaborado para orientar as pessoas sobre casos de Doença Diarreica Aguda (DDA).

Considerando o crescente número de casos de diarréia das ultimas semanas, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes elaborou, através do Núcleo de Educação Continuada, material informativo com orientações pertinentes à demanda trazida pelos casos de Doença Diarreica Aguda (DDA).

No material elaborado sob a coordenação da enfermeira Silvania Camargo de Meira, constam informações sobre: transmissão, sintomas, sinais de alerta, cuidados de higiene e recomendações que ficara a disposição da população na recepção do hospital, triagem classificação de risco e nos consultórios médicos.

Também foram realizados momentos de conversa com a equipe médica e de enfermagem relacionado às Unidades Sentinela. Essa ação contou com a parceira com a Secretaria Municipal de Saúde de Navegantes e a Vigilância Epidemiológica do município.

Confira abaixo o texto do Manual:

O que é?

Doença Diarreica Aguda é um grupo de doenças gastrointestinais causadas por bactérias, vírus ou protozoários. Principal sintoma é o aumento de evacuações, com fezes aquosas, amolecidas. Pode vir acompanhada de náuseas, febre e dor abdominal.

Como se da à transmissão: se da por meio de ingestão de alimentos ou de água contaminada e também pelo contato pessoa a pessoa através de secreção corporal ou superfícies contaminadas.

Recomendações:

*Lave e desinfete as superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;

*Proteja os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais (guarde os alimentos em recipientes fechados);

*Higieniza as mãos de forma adequada e freqüente, com água e sabão, assepsia com álcool gel;

*Consumir água de fonte segura (potável);

*Consumir gelo proveniente de água potável/fervida;

*Em situações de emergência (falta de acesso a água potável), recomenda-se ferver a água antes do consumo e antes do preparo dos alimentos por no mínimo cinco minutos e (deixe esfriar antes de beber);

*Realizar a limpeza da caixa d’água uma vez ao ano ou sempre que necessário;

*Não utilize água de riachos, rios, cacimbas ou poços contaminados para banhar ou beber;

*Evite o consumo de alimentos crus ou malcozidos (principalmente carnes, pescados e mariscos) e alimentos cujas condições higiênicas, de preparo e acondicionamento, sejam precários;

*Ensaque e mantenha a tampa do lixo sempre fechada;

*Evite o desmame precoce. Manter o aleitamento materno aumenta a resistência das crianças contra as diarreias.

Quando procurar atendimento da equipe de Saúde?

Crianças: se e a criança apresentar um ou mais das seguintes condições, sinais ou sintomas, ela deve ser avaliada por um profissional de saúde:

*Idade inferior a dois meses.

-Nascimento prematuro, história de condições médicas crônicas ou doenças concomitantes.

-Mais de oito episódios de diarréias por dia, vômito persistente.

-Dificuldade de ingerir líquidos e/ou mamar no peito.

*Sinais consistentes com desidratação, como (por exemplo: fadiga extrema ou sonolência, olhos fundos ou diminuição das lágrimas, secura das membranas mucosas ou diminuição da produção de urina).

-Mudança no estado mental, como (por exemplo: irritabilidade, confusão, apatia ou letargia), sangue nas fezes.

-Febre persistente, aparecimento ou piora da febre, pouca ou nenhuma urina.

-Agravamento dos sintomas, sem melhora em 48 horas ou sem produção de urina nas últimas 12 horas. Doença subjacente grave, como diabetes ou insuficiência renal.

*Adultos: se você tiver alguma condição ou qualquer dos seguintes sinais ou sintomas, você deve ser avaliado/a por um profissional de saúde.

*Pessoas idosas, história de condições crônicas ou doenças concomitantes.

*Recusa de alimentos, vômito repetido, sangue e/ou muco nas fezes, diarréia com sangue ou preta, temperatura ≥ 38,5 °C, dor abdominal intensa / passagem dolorosa das fezes.

Diarreia aquosa profusa com sinais de desidratação: as características iniciais da desidratação consistem em: lentidão, cansaço fácil, boca e língua secas, sede, cãibras musculares, urina de cor escura, urinar com pouca freqüência e/ou tonturas ou vertigens após levantar ou sentar-se. As características mais graves incluem dor abdominal, dor no peito, confusão ou dificuldade em permanecer alerta.

A profissional alerta ainda para que “crie e o hábito de lavar as mãos sempre, antes de comer, antes e após utilizar banheiros, ao chegar da rua, bem como diante de diferentes situações que propiciem risco a sua saúde e na ausência de água e sabão, tenha álcool gel para higienizar suas mãos”.

Em casos de dúvidas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa para avaliação de um profissional de Saúde e ou atendimento hospitalar para os casos mais complexos.

Evite a automedicação, procure avaliação de um profissional de Saúde.


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros