A AURESC questionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a empresa Arteris S.A., concessionária da BR-101, sobre o projeto de construção de marginal entre as cidades de Navegantes e Itajaí, bem como a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Itajaí-Açu junto à rodovia BR-101.
De acordo com o coordenador da AURESC Foz do Rio Itajaí – Barra Velha, Dr. Cirino Cabral, a Arteris informou que as referidas melhorias possuem projetos executivos concluídos e submetidos para análise e aprovação da ANTT, em caráter extracontratual, sendo que está aguardando parecer do órgão.
Por sua vez, a ANTT ratificou a informação da Arteris, informando que tais obras não compõem o contrato da concessão, e que a nova ponte sobre o rio Itajaí-Açu está prevista nos estudos da revisão quinquenal.
Conforme Cabral, o pleito se justifica em virtude de que, no Rio Itajaí, existe uma ponte no sentido sul e outra no sentido norte, ligando as duas cidades, e quando ocorrem acidentes ou até mesmo obras na pista, não tendo uma marginal ou uma ponte alternativa, ocorrem congestionamentos nos dois sentidos da rodovia, além do caos gerado na BR-470 e na travessia do ferry-boat entre as duas cidades.
“Prejudica a economia regional, pois dificulta o acesso aos portos das duas cidades, além do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes”, enfatizou.
O coordenador informou, ainda, que a AURESC busca agora apoio da bancada federal catarinense no Congresso Nacional, com o objetivo de acelerar esses processos para a execução desta importante obra.