O leitor R. R. enviou fotos para a redação do Jornal nos Bairros que comprovam desrespeito às medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. As imagens mostram o flagra de aglomeração dentro dos ônibus da Viação Navegantes, que faz o transporte intermunicipal no município.
As fotos foram registradas às 18h35 da última terça-feira (6/04).É possível ver passageiros em pé, sem distanciamento mínimo e com a capacidade muito além do permitido.
Conforme a Portaria nº 22/2021 do Governo do Estado de Santa Catarina, as operadoras de transporte intermunicipal, urbano ou rodoviário, desde que retomaram suas atividades, devem atender às regras estabelecidas para poder funcionar.
Entre os cuidados mais básicos, disponibilizar bilhetes de passagens com máximo de 50% da capacidade de assentos de passageiros sentados, intercalando a posição janela corredor; utilização de máscaras por todos os passageiros e motoristas; disponibilização de álcool gel para a higienização das mãos e exigência do uso pelo passageiro XXVI; aferição da temperatura antes de ingressar no ônibus e limpeza e desinfecção completa dos veículos ao término de cada viagem.
Reclamações constantes
Mas as reclamações contra a Viação Navegantes não são apenas em período de pandemia. Leitores, constantemente, relatam situações ocorridas dentro dos ônibus da empresa, como falta de profissionalismo dos motoristas com os passageiros, incluindo grosserias com gestantes e menores, veículo passando antes do horário no ponto e deixando o passageiro na mão, falta de micro ônibus para agilizar o transporte entre determinados trechos, veículos velhos e sucateados, motorista acumulando função de cobrador.
Texto: Louise Benassi – SC 002880/JP
Jornal nos Bairros