A bomba que realiza a captação da água que abastece Itajaí e Navegantes recebeu uma importante melhoria nesta quarta-feira (20), com a substituição preventiva do rotor. O equipamento faz parte de um conjunto flutuante que opera no canal retificado do rio Itajaí-mirim e por ele passa 40% da água que é distribuída nos dois municípios.
Os trabalhos foram iniciados por volta das 4h30 da madrugada, para prevenir prejuízos no abastecimento de água, e se encerraram em menos de cinco horas, sem incidentes imprevistos. As equipes em campo foram compostas por dois engenheiros ambientais e um engenheiro eletricista, além dos técnicos em saneamento e outras áreas específicas.
O rotor que foi trocado apresentava desgaste mecânico devido ao atrito com a argila e a areia do rio, já que esse modelo anfíbio de bomba trabalha de forma submersa. O novo modelo é composto por aço inox, com maior resistência às condições do ambiente.
O equipamento já está em operação novamente e oferece muito mais segurança na prevenção de incidentes que pudessem atrapalhar a produção de água tratada. “A grande preocupação era com as chuvas, que podiam aumentar a turbidez e causar dificuldades. Porém, a situação está estabilizada e as estações de tratamento continuam operando normalmente“, afirma o Engenheiro Químico do Semasa, José Adriano Kielling.