Coluna Política em Pauta

Lauro Scheel

Por Lauro Scheel

Oscar®

Com investimentos do atual governo federal, o sistema artístico principalmente o cinematográfico é destaque mundial. Ano passado o filme “Ainda estou aqui” ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e este ano, o Brasil freqüenta o Oscar com mais quatro indicações pelo filme “ O Agente Secreto” e a indicação também de Adolpho Veloso pela direção de fotografia com Sonhos de Trem. O agente secreto tem indicações de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator e a inédita indicação de melhor direção de elenco.  Só por competir com os melhores filmes, concorrer e estar na lista concorrendo com filmes americanos já é uma consagração do Brasil. Ganhar o Oscar seria muito melhor, mas as possibilidades maiores estão como melhor filme internacional.  Mas o cinema brasileiro está marcando história com a genialidade de nossos artistas. Vamos esperar que venham e estão vindo vários prêmios.  Mas somente por estar presente na festa do Oscar, já é uma vitoria. Viva o cinema Nacional. Quem for brasileiro, que torça que venha o Oscar.  Quem é contra, é “vira-casaca”.

Onde há ruído…

Nos corredores da Câmara circula que o vereador Julio Bento (PSD) estaria avaliando seriamente a possibilidade de entrar na disputa por uma vaga de deputado federal. Particularmente acredito que precisamos ter candidatos que possam representar nossa Navegantes e região, tanto na Alesc quanto em Brasília, visto que os atuais estão “morgando” em Brasília. Mas também é um meio de ser lembrado e como disse para mim certa vez o Eymael numa reunião “quem não é visto não é lembrado”.  Em 2022, na ocasião sem mandato, Julio Bento percorrendo a cidade de Navegantes como candidato a deputado estadual conseguiu 2.821 votos, candidato pelo PSC, trabalhando sozinho.  Já em 2024 conseguiu a maior votação de um vereador na história de Navegantes com 3.121 votos com 7,53% dos votos validados.

Visão adiante

Comentários de bastidores que o movimento não seria apenas um passo para Brasília, mas também uma jogada de longo prazo no cenário local. Afinal, Julio carrega o título de vereador mais votado da história do município, o que, por si só, já sinaliza um capital eleitoral robusto dentro da própria cidade. E em 2028 deveremos ter uma disputa forte, já que o atual prefeito Liba não poderá ser candidato ao paço municipal. Então participando como candidato, caso se confirme, abre espaço para que possa pleitear uma vaga no paço, assim como o atual vice Ricardo (PP), caso Liba saia do paço municipal, gerando concorrência interna do grupo.

Só é o momento

O xadrez político segue em montagem. O prefeito Liba Fronza deve mirar uma vaga na Assembléia Legislativa, ao mesmo tempo em que reforça o apoio à deputada Paulinha na corrida por Brasília. Lembremos que temos também como pré-candidato a deputado estadual pelo MDB de Navegantes, Joãozinho Matos, que também tem boa representatividade em Navegantes, com a força do Sinergia.

Tudo especulação

Por ora, tudo ainda vive no campo das conversas de bastidores. Mas, na política, quando um nome começa a ser repetido demais, é sinal de que o projeto pode estar mais adiantado do que parece e na política nunca pode ser dito que não é. Tudo muda e principalmente quando forem chegar ao momento decisivo.  Mas até lá, muita articulação.  Gostaria que Navegantes tivesse um representante na Alesc e também em Brasília. 

Mudanças obrigatórias

Por força de lei, as empresas que prestam serviços a órgãos públicos passam pelo processo de licitação para poderem prestar seus serviços.  Muitas vezes, mesmo funcionando bem como estava o Sistema Betha, é obrigatório fazer nova licitação.  E sempre que entra uma nova empresa com outro sistema, como aconteceu em Navegantes, as coisas precisam de um tempo para se ajeitar.  Por isto que o IPTU e a taxa de lixo ainda não estavam disponíveis quando elaborei esta coluna. Segundo informações era dia 15/01 e depois passou para 21/01 e agora falaram que hoje, dia 30/01 estaria liberado.  Mas já antecipo aqui o link para quem quiser tirar via internet e não precisar ir até a prefeitura. Autoatendimento – MUNICIPIO DE NAVEGANTES e segue em Emissão de Guias de IPTU e Taxa de lixo.  Se estiver disponível, aparecerá a opção de pagamento integral ou parcelado.

Fio matou

Tenho solicitado as autoridades, principalmente a responsável que autoriza as empresas de telefonia de colocarem fios de internet e TV a cabo nos postes sobre a irresponsabilidade destas empresas de cortarem os fios e deixarem jogados ao vento.  Nesta ultima semana conforme noticiado nas Tvs abertas aqui de Santa Catarina, um ciclista morreu eletrocutado enquanto passava pela avenida de acesso à Praia da Joaquina, em Florianópolis no ultimo dia 23/01. Segundo o Corpo de Bombeiros, um fio energizado se soltou por causa do vento e caiu sobre ele.  O fio de internet/TV a cabo soltou e enroscou no fio de alta tensão do poste. Já temos mortes por irresponsabilidades destas operadoras que fazem um serviço “porco” quando desligam cabos de sua operadora e sua responsabilidade. Quantos mais terão que morrer ou sofrerem acidentes até que autoridade competente se conscientize do perigo? Em nota, a Celesc informou que o fio que se rompeu (ou estava solto ao vento) era um cabo de telecomunicações e que a rede elétrica da companhia não apresentou rompimentos. A empresa apura a qual operadora o cabo pertence.  Resposta protocolar, mas o que estará fazendo a CELESC para evitar acidentes futuros? Não informou.

Maus tratos

A Constituição Federal brasileira de 1988, no seu artigo 225, § 1º, inciso VII, veda práticas que submetam animais à crueldade, tornando a proteção da fauna um dever do Poder Público e da coletividade. A legislação reconhece animais como seres sencientes, punindo maus-tratos, ferimentos ou mutilações. Lei 9.605/1998: Define como crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Caso Orelha

Em nível nacional, foram noticiados maus tratos ao cão comunitário Orelha. Estes marginais que maltratam animais precisam ser punidos exemplarmente. Nas redes sociais, o povo pede justiça por Orelha.  Segundo informações divulgadas, a Policia, identificou ao menos quatro adolescentes suspeitos de envolvimento nas agressões que acabaram matando com crueldade o cão. O cachorro, chamado carinhosamente de Orelha, tinha cerca de dez anos e era um mascote da região da Praia Brava, em Florianópolis.  O que eu espero é que estes seres inferiores a animais sofram todas as conseqüências da Lei.  Por serem menores, que os pais respondam com todo o rigor da Lei, já que não deram educação adequada aos filhos e são os responsáveis pelos menores. Repercussão nacional inclusive com reportagens em outros estados como São Paulo.

Autopropelidos

Além do já mencionado em diversas vezes aqui neste espaço, com o passar do tempo, os proprietários de autopropelidos estão sendo negligentes na manutenção destes veículos. É normal ver a noite estes veículos circulando SEM nenhuma luz nas ciclovias e até nas avenidas de Navegantes, além de muitos trafegando em vias rápidas na contra-mão tentando provocar acidentes. Temos ou não temos fiscalização para estes veículos? Trafegar sem farol a noite? Acidentes já estão acontecendo, mas vamos esperar morrer mais pessoas para depois tomar atitude? Vamos fiscalizar?

São Pedro

Dizem que Deus é brasileiro, mas claramente São Pedro não é de extrema direita. No último domingo em concentração em Brasília, um raio feriu diversos manifestantes nesta concentração. Segundo o portal UOL, oito pessoas estão hospitalizadas após terem sido atingidas pela descarga elétrica. Nos acampamentos na época de posse do atual presidente, também os céus mandaram água, destruindo os acampamentos das pessoas com a ideologia extremista de direita.  Será que São Pedro é contra os radicais? Quem sabe.

Povo acolhedor

Sabemos que Santa Catarina é considerado um dos Estados mais extremistas de direita com idéias de conservadorismo e alguns radicais se mostrando racistas, visto que até grupos que apóiam o nazismo foram presos tempos atrás.  Constatamos que Santa Catarina é formado pelos diversos grupos de imigrantes que formaram nosso Estado.  Temos cidades que eram consideradas pólos de um país aqui no Brasil. Hoje com a migração interna, está mais diversificado e Santa Catarina hoje é um dos pólos que mais recebem pessoas que querem trabalhar e constituir sua família e Santa Catarina oferece estas oportunidades. Santa Catarina abraça quem vem para cá já que o catarinense é um povo acolhedor e recebe a todos.

Lei das Cotas SC

A lei que elimina as cotas em Santa Catarina foi aprovada em dezembro e sancionada na última quinta-feira (22) pelo governador Jorginho Mello (PL). A nova regra atinge estudantes que buscam ingressar na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), instituições do sistema Acafe, que reúne instituições comunitárias de ensino superior, e faculdades privadas que recebem bolsas dos programas Universidade Gratuita e do Fundo de Apoio à Educação Superior (Fumdesc). A lei foi derrubada preliminarmente por ser inconstitucional e deve ser apreciada pelo pleno aqui no Estado e deverá ter uma palavra final do STF.

Jogo contra o povo

Quero atentar para o ponto que é um jogo político tais eventos.  Se aprovado, o pessoal que aprova tal medida tem material para divulgar. Se for derrubado, daí vêem contra a Justiça que quer governar, quer mandar em tudo e por aí vai e podem dissimular estas noticias falsas e criticam o judiciário.  Mas infelizmente é uma tática política que joga o povo contra o judiciário e quem tem um mínimo de estudo em direito ou bom senso sabe que é inconstitucional.  Por isto, sugiro aos procuradores que aprovaram isto aqui em Santa Catarina que voltem a estudar a constituição federal para não fazer estas irresponsabilidades. É um jogo político de aprovar leis inconstitucionais para atacar a justiça, que cumpre estritamente o que diz a constituição. Este é apenas dos casos que usam leis inconstitucionais.  Não é falta de conhecimento e sim má fé por parte dos governantes para jogar o povo menos esclarecido contra o judiciário e contra as leis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ATENÇÃO: Você não pode copiar o conteúdo
Direitos reservados ao Jornal nos Bairros